Sexta, 05 Julho 2019 02:16

"Dança da Inclusão" marca abertura dos Parajesc 2019 Destaque

(1 Voto)
Alunos da Apae da Maravilha apresentaram a "Dança da Inclusão" Alunos da Apae da Maravilha apresentaram a "Dança da Inclusão" Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Mesmo com a fria noite desta quinta-feira (4), mais de 400 pessoas entre público e as 38 delegações representantes dos municípios catarinenses que participarão da décima edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina Parajesc estiveram presentes no Ginásio Municipal Carlos Alberto Begrow (Tomatão), em Maravilha, para a abertura oficial do evento.

Entre as autoridades, estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr; a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner; e o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Daniela Reinehr destacou a superação dos atletas paradesportivos, que já chegam ao evento como vencedores. “Ninguém sairá daqui sem ser tocado pela bravura e pela coragem de nossos atletas” disse ela. A vice-governadora aproveitou para anunciar o repasse de R$ 141 mil e disponibilização de 24 professores para a Apae de Maravilha.

Assista aos melhores momentos da abertura dos Parajesc

Rosimar Maldaner deu boas-vindas aos participantes e fez agradecimento pela escolha do município para sediar o evento, que deixará um legado de inclusão. “Queremos deixar Maravilha mais acessível para pessoas especiais, que precisam de um olhar diferente e condições para ter liberdade e mobilidade”, completou a prefeita.

Rui Godinho destacou o envolvimento do governo do Estado pelo paradesporto. “Essa gestão está realmente preocupada com a inclusão. Queremos atender esses atletas da melhor forma, para que se sintam cada vez mais incluídos na sociedade ”, disse ele. O presidente da Fesporte ainda apresentou o protótipo do pódio adaptado ao paradesporto e falou das medalhas com inscrições em Braille. O presidente da Fesporte ainda aproveitou para fazer homenagens aos profissionais e autoridades envolvidos com a realização do evento, com entrega de troféus de honra ao mérito.

Professor Douglas Lago (E), grande entusiasta do paradesporto de Maravilha e do estado de Santa Catarina, foi um dos homenageados de Rui Godinho (Foto: Heron Queiroz)

A condução do fogo simbólico e acendimento da pira ficou com o atleta Leandro Cibulski, primeiro do ranking nacional do lançamento do dardo paralímpico e recordista na modalidade. Já o juramento foi pronunciado pelo atleta Gabriel Erbetz, bicampeão dos Parajesc na provas de 75m e 250m rasos e no salto em distância.

Leandro Cibulski, primeiro do ranking nacional do lançamento do dardo paralímpico, fez a condução do fogo simbólico e acendimento da pira (Foto: Heron Queiroz)

A cerimônia foi encerrada com a coreografia “Dança da Inclusão”, apresentada pelo grupo da Apae de Maravilha. As competições acontecem nesta sexta-feira e sábado (5 e 6). O evento é uma promoção do Governo do Estado, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Maravilha.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 2673 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:12