Segunda, 18 Setembro 2017 11:42

Presidente Getúlio sedia etapa micro do Dança Catarina Destaque

O Guarani (EEB Gertrud Aichinger - Ibirama) venceu na categoria infanto juvenil livre O Guarani (EEB Gertrud Aichinger - Ibirama) venceu na categoria infanto juvenil livre Foto: Helena Marquardt/ADR-Ibirama

O município de Presidente Getúlio sediou na noite desta sexta-feira a etapa microrregional do Dança Catarina. O Festival, que está em sua 18ª edição reuniu dançarinos de 11 instituições de ensino da região e encantou com a diversidade e beleza das coreografias que transportaram o público para um universo de zumbis, índios, bonecas e vários outros personagens.

A etapa aconteceu no Ginásio de Esportes Pereirão e contou com a presença do Gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Nilo Poffo, que também representou o secretário Jamir Marcelo Schmidt. Em seu discurso ele destacou que o festival  já é uma tradição na região  e é uma oportunidade  para todas as crianças e jovens mostrarem os seu talentos. “A dança é uma linguagem universal que tem contribuído muito inclusive com o aprendizado nas escolas, por isso o evento só poderia ser um sucesso como está sendo”, comentou.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.

A coordenadora do Dança Catarina, Mapi Cravo, ressaltou que se surpreendeu com a qualidade das apresentações e elogiou o empenho de estudantes, coreógrafos e dirigentes esportivos que fizeram com que o evento acontecesse. “ Foi um lindo espetáculo que nos deixou muito orgulhosos”, comentou.

Considerado o maior evento de Dança Escolar do Brasil, o Festival tem como principais objetivos fomentar a Dança na Escola e salvaguardar a educação integral da criança e adolescente na construção de sua cidadania e percorre mais de 8 mil quilômetros levando cultura, dança e educação por todo nosso Estado.

Ao todo serão 20 etapas classificatórias onde são selecionados grupos  destaques  que seguem com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado para as fases finais. São cerca de 4500 alunos e mais de 320 professores/coreógrafos participando anualmente deste belíssimo projeto.

Confira as apresentações da noite por categoria:

Mirim:

O Guarani - EEB Gertrud Aichinger

Dança Gaúcha – EEB Papa João XXII

Ritmos Dance – Espaço Arte

Ele nunca está longe de você – Associação de Moradores do Bairro Bela Vista de Ibirama

Corporeidade: Disputa de Portugal EMEB Tancredo Neves

Xeque – Mate  - EEB Gertrud Aichinger