Segunda, 16 Março 2015 14:53

Cursos do Festival Dança Catarina têm locais definidos Destaque

(1 Voto)
Cursos destinados aos professores começam em abril por Brusque Cursos destinados aos professores começam em abril por Brusque Foto: Antonio Prado/Arquivo

A cada ano cresce a expectativa de vários estudantes catarinenses em participar do tradicional Festival Escolar Dança Catarina, que é realizado pela Fesporte desde 1992.  As disputas entre escolas, que envolvem em média 10 mil estudantes entre 15 a 17 anos, iniciam com as etapas microrregionais em agosto de 2015, mas já a partir de abril o festival começa a movimentar as cidades com os cursos preparatórios de dança destinados aos professores que trabalham com o festival nas escolas catarinenses.

Pelo cronograma das ações Brusque será o primeiro município a sediar os cursos de dança no período de 22 a 24 de abril. Depois os cursos chegarão à Ibirama, de 25 a 27 de abril, passando posteriormente por Jaraguá do Sul (de 28 a 30 de abril) e São Joaquim (de 13 a 15 de maio.). O ciclo passa no total por oito municípios até finalizar em Campos Novos no período de 4 a 6 de junho. A partir de junho o Dança Catarina começa a sua fase de disputa entre grupos de danças de escolas catarinenses.

No conteúdo programático dos cursos – que têm a duração de 20 horas – estão incluídos a dança contemporânea, figurinos e coreografia, danças populares, noções básicas de iluminação e dança de salão, interpretação cênica e stret jazz (video clip).

Segundo João Biasotto, um dos coordenadores do festival, a expectativa para este ano é bem positiva quanto a participação dos educadores nos cursos. “Já no ano passado tivemos um aumento de participação em relação a 2013. A tendência natural é que a cada ano estas aulas preparatórias cresçam ainda mais no gosto dos professores, pois já há um comercial natural entre eles sobre os cursos. Quem participa indica a um amigo e assim essas ações vão se mantendo viva”, diz.

Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, o Festival Escolar Dança Catarina é uma das ações mais significativas da instituição. “Para se ter uma ideia as escolas campeãs das etapas regionais ganham o direito de participar do Festival de Dança de Joinville, o maior festival do gênero do mundo. Ou seja, o festival organizado pela Fesporte oportuniza a criança que gosta da dança a realizar um sonho”, finaliza o dirigente.

Cronograma dos cursos

22, 23 e 24 de Abril - Brusque