Quinta, 24 Junho 2021 17:14

Projetos de sucesso em SC: Handebol de Palma Sola Destaque

(1 Voto)
 Em 2019 o handebol feminino de Palma Sola foi vice-campeão brasileiro na Paraíba Em 2019 o handebol feminino de Palma Sola foi vice-campeão brasileiro na Paraíba Foto: Antonio Prado

E a Fesporte continua com sua série de reportagens sobre projetos sociais esportivos de sucesso em SC. O destaque de hoje é o handebol feminino de Palma Sola

Quinta-feira, 29 de setembro de 2019, João Pessoa, Paraíba. O time Santa Catarina fechava sua participação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Jej), 12 a 14 anos, como um dos destaques da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Foram no total 35 medalhas: 10 de ouro, 16 de prata e 9 de bronze. Um dos times responsáveis pelo grande desempenho dos catarinenses  foi o handebol feminino de Palma Sola, representado pela Escola Estadual Claudino Crestani.

Para alguns no esporte a posição de vice-campeão representa um gosto amargo. Mas para Palma Sola o resultado foi um feito histórico. Afinal, não é todo dia que um pequeno município do Oeste catarinense (7.372  habitantes) se torna um vice-campeão brasileiro escolar.

A alegria das meninas no pódio representava o ápice de um projeto iniciado de forma profissional em 2008 denominado ‘Amigos do Handebol Palmasolense (AHPS)’ pelos professores de educação física Rosane e Sandro Luiz Dalla Laste. Naquele ano a ideia da dupla era profissionalizar o projeto criado pela prefeitura em 2006. A iniciativa deu certo e hoje é uma das referências como projeto social de handebol feminino em Santa Catarina.

Atualmente o projeto promove handebol gratuito para 170 participantes com idades entre seis a 18 anos divididos em núcleos que envolvem escolinhas e as categorias infantil, cadete e juvenil com a parceria da Fundação de Esportes da prefeitura de Palma Sola e Escola Estadual Claudino Crestani. Os ginásios da Escola Municipal Libório Kunh e Gentil Crestani são os locais dos treinamentos.

O projeto atende 170 participantes com idades entre 6 a 18 anos (arquivo pessoal)

De suas quadras já saíram atletas de destaque dos últimos anos do handebol catarinense como a ponta direita Aline Biegger, hoje com 20 anos, com passagem pela seleção brasileira juvenil, e que atua atualmente no handebol de Concórdia; e também armadora direita Andrielly Sebré Kelis, 18 anos, que defende as cores do handebol de Balneário Camboríu.

“O handebol de Palma Sola tem uma grande importância na minha vida, pois foi onde eu comecei a jogar, com meus seis anos de idade até os 16. Em Palma Sola foi onde eu ganhei visibilidade para estar onde eu estou hoje, pelo belo trabalho da técnica Rosane e Giovana, a quem sou muito grata por toda a ajuda e ensinamento. Sem elas não seria possível realizar os meus sonhos que venho tornando realidade. O trabalho de iniciação  que as duas técnicas me proporcionaram fizeram toda diferença em minha carreira”, agradece Aline.

Além de Aline e Andrielly, o detalhe da história de sucesso do projeto Amigos do Handebol Palmasolense é que seus coordenadores, Rosane e Sandro, são marido e mulher e se conheceram dentro do projeto. “Quando eu tinha 17 anos, eu era atleta do antigo projeto de handebol da prefeitura. Um dia uma de nossas jogadoras conseguiu um patrocínio do Supermercado Dalla Laste para nossa equipe, que disputaria  um campeonato interno. Um dos donos era o Sandro, que veio assistir a um treino. E foi no treino que nos conhecemos”, conta Rosane, hoje com 42 anos.

Aline Biegger, cria do projeto: passagem pela seleção brasileira (Arquivo pessoal)

Três anos após o encontro o casal subia ao altar. Casaram-se e hoje tem duas meninas: de 12 e 4 anos de idade respectivamente. Além de dividir as tarefas de cuidar das filhas Rosane e Sandro também dividem tarefas no projeto. Ela é a responsável pelo treinamento das categorias de base, cuja faixa etária é de seis a 14 anos. Ele pela faixa de 15 a 18 anos. Detalhe: ambos estudaram juntos e se formaram em educação física no mesmo período.

Quem conhece o casal percebe que o amor é o sentimento preponderante entre eles, seja no handebol, seja na vida pessoal. E foi este sentimento, segundo Rosane, que foi o vetor para o pontapé inicial para o sucesso do projeto. Ela lembra que antes de 2008 o handebol era ministrado gratuitamente para a comunidade por intermédio da professora Cleusa Luvison, contratada da prefeitura. “Na época a modalidade tinha o cunho apenas de participação, de lazer, sem visar competição e então, para fortalecer o esporte e trazer novos participantes resolvemos criar um projeto profissional, que trabalhasse, além da participação, o rendimento”, lembra.

Palmasolences comemoram mais uma vitória na etapa nacional de handebol escolar (Foto: Antonio Prado)

E assim nascia o projeto AHPS. O tempo mostrou que a intuição de Rosane estava certa e logo na primeira participação oficial, uma etapa regional Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Pinhalzinho, o handebol feminino de Palma Sola fez história, ficando em quarto lugar vencendo gingantes do handebol catarinense como Chapecó e Concórdia.

“Fomos apenas para participar, ficar três dias e ganhar experiência. Mas nossa performance para um estreante surpreendeu e acabamos ficando sete dias e fechamos nossa participação entre os quatro melhores da competição. Um feito histórico!”, lembra Rosane.

A equipe se classificou em segundo lugar em uma chave que tinha Concórdia, Chapecó e Tunápolis.  “Vencemos Concórdia,  empatamos com tunapolis, ganhamos de Chapecó Nos classificamos em segundo lugar na chave e na fase seguinte, no cruzamento, pegamos Caxambu e São José do Cedro. Nossas adversárias  não acreditaram no que estava acontecendo. Por fim acabamos em quarto, mas para nós foi um título”, recorda Rosane.

Rosane, Sandro e os filhos: família respira handebol, de Palma Sola (Arquivo Pessoal)

RESULTADOS DA AHPS – PALMA SOLA NOS ÚLTIMOS ANOS

COMPETIÇÕES 2014