Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Terça, 15 Dezembro 2015 13:24

Joaçaba é o município que mais sediou Jogos Abertos Destaque

O município que mais organizou os Jasc foi Joaçaba O município que mais organizou os Jasc foi Joaçaba Murilo Roso (SDR Caçador)

Brusque foi a sede da 1ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em 1960, e é considerado o berço da competição. Blumenau é o maior vencedor até agora: 42 títulos de campeão geral em 52 possíveis. Mas o município que mais organizou os Jasc é Joaçaba: são seis edições (1967, 1988, 1989, 1998, 2006 e 2015), sendo as duas últimas em conjunto com os municípios de Luzerna e Herval D’Oeste. (Confira no quadro).

Para a secretária executiva da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc 2015, Mirian Dolzan, que ajudou na organização de cinco das seis edições em Joaçaba, um dos fatores mais importantes para o sucesso dos jogos é o envolvimento da comunidade regional. Segundo ela, neste ano, cerca de 700 pessoas estão ligadas direta e indiretamente na logística do evento.

“É gratificante receber os Jasc pela sexta vez. Estamos empenhados para acolher bem os visitantes, dando condições de trabalho para dirigentes e atletas. Em contrapartida, recebemos a amizade e o carinho de todos. Joaçaba acredita em todas as coisas boas que o esporte proporciona”, disse Mirian.

Outro ponto positivo para o município que sedia os Jogos Abertos, destacado pelo vice-prefeito de Joaçaba e presidente da CCO, Marcos Weiss, é o legado que o evento deixa, como ampliações e reformas nas praças esportivas.

“Para os nossos três municípios sede, fica um legado cultural e esportivo sem igual. Além do investimento do Governo do Estado, que se refletiu nas melhorias de diversas praças esportivas e alojamentos, construímos a pista de bicicross, que já no início de 2016 será palco para uma escolinha da modalidade”, antecipou.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam cerca de 4.600 atletas de 78 municípios, que disputam 47 troféus em 26 modalidades, entre masculino e feminino.

Evento passou por todas as regiões

Contando as 55 edições, os Jogos Abertos de SC já passaram por todas as regiões do Estado. Ao analisar o ranking dos municípios sede, o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, lembra que Joaçaba sempre fez bons eventos. “O envolvimento da comunidade merece destaque, assim como o compromisso e a qualidade dos profissionais do esporte na cidade”, avalia.

Nesta terça-feira (15), em entrevista coletiva às 17h, na CCO dos Jasc, em Joaçaba, o presidente da Fesporte fará a apresentação do Calendário Esportivo 2016, e deverá confirmar Tubarão como sede dos Jasc no próximo ano. E Chapecó é forte candidato para organizar o evento de 2017.

“O interesse dos municípios mostra que os Jogos Abertos de Santa Catarina são um bom produto”, conclui Osvaldo.

56 anos, 55 edições e 54 campeões

Embora estejam sendo disputados desde 1960, os Jogos Abertos de Santa Catarina estão na 55ª edição. Isso porque a competição de 1983, que seria em Blumenau, foi cancelada devido às enchentes.

Ao todo, até 2014, são 54 campeões gerais, já que, em 2008, os Jasc chegaram a começar mas foram interrompidos, em Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, também por causa da chuva que causou inundações, em várias regiões do Estado, mas, principalmente, no Vale do Itajaí.

Ranking das sedes

Joaçaba – 6