Quinta, 13 Outubro 2016 19:49

Atletas se adaptam às dificuldades para disputar vôlei de praia Destaque

Letícia e Júlia, de Joinville, largaram o vôlei de quadra para novas experiências na areia Letícia e Júlia, de Joinville, largaram o vôlei de quadra para novas experiências na areia Foto: Antonio Prado

Jaraguá do Sul e Joinville, no norte do Estado, não têm praia, mas em se tratando de vôlei de praia nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, cuja modalidade iniciou na tarde desta quinta-feira, 13,em Caçador, as duplas destes dois municípios no masculino e feminino tiveram que se adaptar para vencer na competição.

Os jaraguaenses Gustavo e João Vitor venceram na estreia por 2 a 0 a dupla  Ariel e Gustavo, de Navegantes, com parciais de 21/15 e 21/10. Já as meninas de Joinville, Júlia e Letícia, tiveram mais dificuldade para passar pela dupla de Itajaí Luana e Luísie: 2 a 1. Começaram perdendo o primeiro set por21/18, mas depois viraram para 21/16 e no set desempate venceram por 15/12.

Quadra de areia construída

Para compensar a falta de praia a Fundação de Esportes de Jaraguá do Sul e a Academia Energia e Saúde (Arsepum) firmaram parceria e construíram uma quadra de areia, onde Gustavo e João treinam.

“Treinar e jogar onde não tem praia é fácil. O difícil é jogar na própria praia, onde tem vento e areia nos olhos”, revela Gustavo. Mas, para disputar os Joguinhos, Gustavo e João tiveram que fazer mais uma adaptação, pois dias antes da competição, seus parceiros foram contratados por outros municípios.  João Vitor tinha parceria com Joshua, que disputa os Joguinhos por Balneário Camboriú, e Gustavo jogava com João Pinheiro, que agora representa Pomerode.

“Tivemos que nos adaptar, pois nas duplas anteriores jogávamos nas mesmas posições, mas, nosso jogo tá fluindo. Já temos todas as jogadas na cabeça agora é pô-las em pratica até porque já temos certa experiência, afinal jogamos vôlei de praia há três anos”, revela João Vitor.

João Vitor e Gustavo, de Jaraguá do Sul, firmaram parceria dias antes dos Joguinhos (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Adaptação foi o processo em que passaram também as meninas de Joinville para galgar voos maiores. Júlia e Letícia eram jogadoras de quadra e acalentando o sonho de participar dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), aceitaram o convite de sua professora Vanda para mudar para areia. Ficaram em quarto lugar na etapa regional Leste-Norte dos Jesc em Presidente Getúlio recentemente. Elas dizem que estão apenas há três meses na nova modalidade e por isso ainda estão se adaptando.

“Tudo é diferente da quadra para a areia. O jogo é mais rápido e o fator entrosamento e confiança contam bastante”, admite  Letícia. O vôlei de praia dos Joguinhos começou nesta quinta-feira e vai até sábado, 15. No masculino 13 duplas disputam o troféu de campeão e no feminino são 12.

Ginástica e judô estreiam

Nesta sexta-feira, 14, penúltimo dia de competição, estreiam a ginástica rítmica e o judô. Finalizam o ciclismo, além do masculino do basquete handebol e voleibol. No feminino encerra o futebol e o futsal.

Até o inicio da tarde de quinta-feira Joinville lidera na pontuação geral dos Joguinhos com 67 pontos, seguido de Blumenau, em segundo, com 44, e Criciúma na terceira colocação geral com 40 pontos.

Os Joguinhos Abertos são promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura local e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador.

Texto Antonio Prado

Assessoria de Comunicação Fesporte