Sexta, 13 Setembro 2019 02:05

Cerca de 3 mil pessoas na abertura da Olesc em Videira Destaque

Maria Eduarda Comin conduziu as chamas à pira. Maria Eduarda Comin conduziu as chamas à pira. Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Um público de aproximadamente 3 mil pessoas esteve presente no Centro Poliesportivo Municipal Sérgio Marafon, o Medalhão, para a abertura oficial da 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

Atletas de 82 municípios catarinenses fizeram o desfile das delegações participantes. Dentre as autoridades presentes, estavam a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr; o prefeito de Videira, Dorival Borga; e o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

A cerimônia abriu com a apresentação coreográfica do Núcleo Municipal de Dança, que trouxe como tema a evolução humana. O trabalho dos coreógrafos Gislei Zornitta e Daniel Albuquerque contou com 70 bailarinos. O ato solene contou também com a participação da Camerata Videira e da cantora Maria Eloiza Otto, na execução do Hino Nacional e do de Santa Catarina.

Godinho destacou o comprometimento do Município de Videira na organização da cerimônia e de toda a estrutura e logística da Olesc. Para ele, o Governo do Estado, diferente de outros, não tira dinheiro do esporte, mas investe e cria ações de incentivo esportivo. “O Governo do Estado está comprometido com o esporte. Tanto o governador quanto a vice-governadora apoiam o esporte catarinense por meio das ações da Fesporte, para vocês cidadãos catarinenses”, disse ele.

Para o prefeito Borba é um privilégio sediar um evento esportivo da dimensão da Olesc. “Videira está muito feliz em sediar a Olesc e por isso queremos agradecer à Fesporte pela oportunidade por ter confiado em nós. Poder receber mais de 80 municípios em um evento esportivo tão importante é um orgulho muito grande para a nossa cidade”.

A vice-governadora desejou sucesso a todos os participantes. “Eu vejo o fato de vocês estarem aqui uma grande oportunidade. Vocês já venceram algumas etapas para estarem aqui, e tenho certeza que todos estão imbuídos em darem o seu melhor para saírem daqui vitoriosos. E a vitória não é o primeiro lugar. Vocês levarão daqui muitas vitórias, aprendizados, muita saúde e um pedacinho de cada lugar que vocês conhecerem aqui em Videira, além de muitas novas amizades”, destacou ela.

"Aqui percebemos que Videira se comprometeu demais com o evento. Vimos a integração entre os funcionários da Fesporte e da prefeitura de Videira em realizar uma grande festa para os atletas e o público em geral.   Por isso tenho plena convicção que teremos uma grande Olesc" (Rui Godinho).                      Foto: Heron Queiroz

A mesatenista Maria Eduarda Comim conduziu tocha e fez o acendimento da pira, que fazia alusão a um dos principais produtos e símbolo da cidade, já que foi confeccionada em forma de folha de parreira sobre um cacho de uva que se iluminava gradativamente. Ao mesmo tempo em que a pira queimava, por trás dela, um enorme painel com a marca da Olesc dava boas-vindas aos participantes. O juramento foi pronunciado pela judoca Eduarda Deluque Gasparetto, sendo repedido pelas centenas de atletas presentes ao desfile.

As disputas já começam na manhã de sexta-feira, 13, com nove modalidades de basquete, handebol e vôlei, além atletismo, caratê, ciclismo, ginástica rítmica e xadrez. As primeiras medalhas da Olesc em Videira também já serão nesta sexta, na modalidade de atletismo. Apesar disso, não são as primeiras medalhas desta edição, já que, por questões técnicas, a natação e a ginástica artística foram antecipadamente realizadas em Palhoça e Blumenau respectivamente. Jaraguá do Sul foi campeã geral na natação masculina e Joinville no feminino. E na ginástica artística o título ficou com São Bento do Sul, entre os homens, e Florianópolis entre as mulheres.

São 12 modalidades em disputa até o dia 21 de setembro: atletismo, basquetebol, caratê, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, masculinos e femininos. A programação e resultados podem ser acompanhados pelos boletins diários disponibilizados ao fim de cada dia de competição no site da Fesporte (clique aqui para acessar).

A Olesc é uma promoção do governo de Santa Catarina (@governosc) e realizada por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Videira.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 2672 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:06