Segunda, 10 Outubro 2016 18:06

Tecnologia a serviço do vôlei nos Joguinhos Abertos Destaque

Técnico de Chapecó, Crauler Barra, filma jogo das adversárias Joinville e Florianópolis Técnico de Chapecó, Crauler Barra, filma jogo das adversárias Joinville e Florianópolis Lucas Inácio

Há algum tempo a análise de dados é parte importante do voleibol. Seja na seleção de Bernardinho ou na de Zé Roberto Guimarães, é comuns ver as equipes técnicas manuseando computadores e câmeras durante as partidas, algo comum e que virou realidade da modalidade até nas categorias de base.

É assim nos Joguinhos Abertos, em Caçador. Mesmo sem a mesma estrutura das seleções, pelo menos uma câmera estará lá para flagrar os movimentos das adversárias. Na primeira partida do torneio feminino entre Joinville e Florianópolis, nesta segunda-feira, 10, eram duas.

:: Clique aqui e veja as fotos da estreia do vôlei feminino nos Joguinhos

Foto: Lucas Inácio

O jogo de abertura deveria ter sido outro, pois a equipe de Chapecó venceu a partida contra Anchieta por WO. Mesmo assim, aproveitaram que já estavam no Ginásio de Esportes da Sociedade Caçadorense das Bochas para assistir e filmar as adversárias do Grupo A, como explicou o técnico Crauler Barra. “Nós sempre gravamos os jogos dos adversários e depois observamos para armar nossa equipe de acordo com eles. Não quer dizer que seja mais fácil, mas ajuda a termos um norte”.

Além dos vídeos, a equipe de Chapecó usa um programa para analisar os dados das partidas estatisticamente, semelhante ao que as seleções brasileiras de vôlei usam. A partir daí, a comissão técnica faz a leitura do jogo e passa as principais informações para as atletas, enquanto elas descansam para o jogo do dia seguinte. “Às vezes tem muita informação para assimilar e elas não entendem direito, mas geralmente ajuda bastante. Elas chegam no jogo, olham as adversárias e já sabem o que têm que fazer.”

Vale gravar também os próprios jogos, como fez a equipe de Joinville, donos da segunda câmera presente no local. A atleta Luisa Lopez não foi relacionada para a estreia e ficou como responsável pela filmagem. Ela conta que ajuda a melhorar o time, principalmente na defesa. “A gente usa para saber a melhor forma de jogar, a incidência de ataque do outro time para saber onde direcionar o bloqueio, ver quem são as principais atacantes e se preparar com base naquilo que a gente viu. Dá uma grande ajuda.”

Então fica a dica para quem for entrar em quadra nos Joguinhos em Caçador: sorria, você está sendo filmada!

Texto: Lucas Inácio

Assessoria de Comunicação Fesporte