Quinta, 13 Outubro 2016 23:29

Criciúma é ouro no tênis dos Joguinhos pela primeira vez Destaque

Dupla de Criciúma voltou à final do tênis masculino depois de 25 anos Dupla de Criciúma voltou à final do tênis masculino depois de 25 anos Lucas Inácio

O tênis de Criciúma conquistou seu primeiro título nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, nesta quinta-feira, 13. A equipe masculina venceu Joinville na série melhor de três por 2 a 1 e garantiu o troféu dourado da competição em Caçador. Florianópolis ficou com o bronze e completou o pódio.

Criciúma já havia se destacado por ter quebrado a hegemonia de Itajaí e Joinville, finalistas das últimas quatro edições do torneio. Além disso, o município não era finalista da modalidade desde 1991, um feito tão comemorado que rendeu um banho no técnico Rodrigo Canuto. “Nós temos um projeto social com cerca de 60 crianças carentes e a equipe de rendimento. Sempre tentávamos chegar, mas os adversários eram muito fortes como Florianópolis, Itajaí e Joinville, porém nesse ano a equipe estava muito focada e o título inédito veio coroar o trabalho”.

Seis atletas fizeram parte do elenco campeão, com destaque para a dupla Igor São Thiago e Matheus Comunello que participaram dos três jogos da final. Para Igor, a conquista teve um gosto especial já que foram seus últimos Joguinhos Abertos. “Desde o começo eu falei para todos que seriam os Joguinhos mais especiais, desde o primeiro dia todo mundo me apoiando e nenhum senti pressão, foi o torneio perfeito”.

Atualmente, ele é o 93º no ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), sendo o segundo melhor catarinense ranqueado com 18 anos ou menos. A experiência do parceiro ajudou Matheus (275º) a se recuperar da derrota na segunda partida e voltar para o título. “Realmente foi difícil, não consegui fazer meu jogo, mas aí tive quinze minutos para me recuperar e foi o suficiente, pois sabia que esse era o momento de dar a volta por cima”.

Final emocionante

Na primeira partida de simples, Igor São Thiago venceu Matheus Trevisan Rezende por 2 sets a 0. Na segunda, Matheus Comunello perdeu para Luiz Gustavo Hartkopf também por 2 a 0, resultado que levou a disputa ao terceiro jogo.

Os mesmos quatro atletas formaram as duplas da final com Joinville precisando da vitória para forçar um novo confronto na manhã desta sexta-feira. Eles venceram o primeiro set e abriram 3 games a 1 no segundo, mas tênis sempre há espaço para reação e foi o que aconteceu. A dupla de Criciúma reagiu, forçou o terceiro set e conseguiu a virada do título.

Após a cerimônia de premiação, foi a vez da homenagem a um companheiro da equipe que machucou o quadril no meio do ano e passou por duas cirurgias. Que o título ajude o Henrique para voltar ainda mais forte para as quadras.

Texto: Lucas Inácio

Assessoria de Comunicação Fesporte