Sexta, 02 Setembro 2016 04:03

Dança Catarina dá sequência à etapa microrregional no Oeste Destaque

(1 Voto)
Escola José Marcolino Eckert, vence na modalidade danças populares, com “Tarantela”. Escola José Marcolino Eckert, vence na modalidade danças populares, com “Tarantela”. Gisele Vizzoto

Depois da estreia da temporada 2016 do Festival Escolar Dança Catarina, em Joinville, projeto segue para o Oeste catarinense.

O evento foi realizado na cidade de Guaraciaba, no ginásio de esporte da Escola de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf. O cerimonial de abertura aconteceu às 18h30 deste dia 1º de setembro. As apresentações se estenderam até as 21h30, envolvendo a participação de 465 estudantes de 24 instituições de ensino das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira e Itapiranga.

À tarde, foi realizado o ensaio de passagem de palco, e já contava com um público bastante significativo, sobretudo porque os detalhes técnicos relacionados à montagem do evento e à preparação das equipes estavam sob os olhos atentos dos alunos da Escola Sara Kleinkauf, que tomaram o acontecimento como um aprendizado.

Nesta primeira noite do evento, os grupos concorreram na modalidade livre da categoria mirim, além das danças populares e danças de salão, na categoria infantil.

Na categoria mirim, a modalidade de dança livre, foi conquistada pela Escola Jucelino Kubitschek de Oliveira, de São Miguel do Oeste, com a coreografia “Brincar e Encantar na Floresta Oestina”. Já na categoria infantil, modalidade de dança popular, a Escola José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, com a coreografia “Tarantela”. E na dança de salão, venceu o casal Alana Rodrigues e Junior Michelin, da Escola Dom Helder Câmara, da cidade de Modelo.

O evento é uma promoção do Governo do Estado, realizado pela Fesporte, em parceria com a ADR de São Miguel do Oeste e Prefeitura de Guaraciaba.

A diretora da Escola Sara Kleinkauf, Elisabet Grando, destacou a importância de o evento ser sediado pela instituição, que já oferece a atividade de dança dentro da disciplina de esporte e cultura, no ensino médio inovador (EMI) e no programa Mais Educação. “É um incentivo aos que já praticam dança e aos que passam a admirá-la. Para os alunos é uma lição, uma demonstração de que são capazes.” – completou ela.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Mapi Cravo, o Dança Catarina ganhou nova perspectiva a partir da inclusão da dança como disciplina escolar. “Santa Catarina está à frente, por ter um projeto inovador, que abrange as periferias, oportunizando crianças e jovens um espaço para o exercício da cidadania e desenvolvimento na dança.” ­– concluiu.

Amanhã (2), haverá a segunda parte do evento, na qual as equipes disputarão o título da modalidade livre da categoria infantil.

Classificam-se para a etapa estadual, em Ita, de 25 a 27 de novembro, o primeiro e o segundo colocados de cada modalidade da categoria infantil e as quatro melhores notas de grupos de escolas públicas que estejam abaixo dos dois primeiros lugares.

No sábado (3), Dança Catarina segue para São Lourenço do Oeste, onde, no mesmo dia, realiza o terceiro evento desta etapa microrregional.

Texto: Heron Queiroz - (48) 3665-6126 - e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ana Cristina Zandavalle

Antônio Prado