Domingo, 27 Novembro 2016 15:44

Danças folclóricas são destaque da 1ª noite do Dança Catarina Destaque

(1 Voto)
Grupo da EBM Dr. Hercílio Malinowsky (São Bento do Sul) conquistou o 1º lugar na modalidade Populares e Folclóricas Grupo da EBM Dr. Hercílio Malinowsky (São Bento do Sul) conquistou o 1º lugar na modalidade Populares e Folclóricas Lucas Inácio

Um espetáculo de encher os olhos: casa cheia, público participativo, show de luzes, música e muita dança. Assim foi a primeira noite da etapa estadual do Dança Catarina, neste sábado, dia 27 de novembro, em Itá. A noite de estreia do festival escolar contou com a competição de dança popular e folclórica, as eliminatórias da dança de salão, além da abertura oficial do evento.

Na dança popular e folclórica, 24 grupos apresentaram suas coreografias que foram da dança italiana à indiana, passando pela polonesa e colombiana, além dos ritmos brasileiros como samba, carimbó e siriá (Pará), forró, gauchesca, maculelê, entre outros.

A grande vencedora da noite foi a EBM Dr. Hercílio Malinowsky, de São Bento do Sul, com a coreografia Danças e Cantos de Sonti. “É uma honra porque a gente treinou muito, pegamos muito no pé do pessoal, ao longo do ano nós treinamos toda a semana e na reta final foi todo dia. Valeu o esforço e foi extraordinário”, falou a assistente de coreografia do grupo, Letícia Vargeniak.

:: Clique aqui e veja as fotos do 1º dia de apresentações

As instituições EEB Pref. Germano Brandes Júnior, de Indaial, e NE Pres. Adolfo Konder, de Irineópolis, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. Além disso, a noite teve a premiação dos destaques na categoria bailarina e bailarino, coreógrafa e grupo (lista completa você confere abaixo).

Abertura oficial

Antes das apresentações, foi realizada a abertura oficial do evento com a presença de autoridades e os discursos da coordenadora geral do Dança Catarina, Mapi Cravo, do presidente da Fesporte, Milton Cunha, da prefeita de Itá, Leide Mara Bender, e da secretária da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Seara, Gládis Bisolo dos Santos.

Mapi Cravo destacou um a um a equipe que faz parte do festival, agradeceu aos professores/coreógrafos, destacou a participação de todos os alunos e chamou ao púlpito o coordenador técnico do evento, João Biasotto, ambos muito aplaudidos.

Em seguida, o presidente da Fesporte, Milton Cunha, começou agradecendo aos alunos/bailarinos do evento e falou da importância da dança na construção no das práticas corporais com grande destaque para o desenvolvimento escolar e de base.

Depois dos discursos, tivemos a entrada dos oito jurados que foram ovacionados pelo público. São eles: Sandra Meyer, Marco Aurélio Cruz Souza, Milene Duenha, Jessé da Cruz, Pricila Delonê, Magno Rodrigues de Souza, Luciane da Cruz Souza Gamba, Diego Tavares.

Por fim, o grupo Oficinas Culturais de Itá realizou duas apresentações (uma solo e outra em conjunto) abrindo oficialmente o evento.

Dança de Salão

Neste sábado, também foi realizada a eliminatória da dança de salão, quando 18 casais se apresentaram em quatro estilos diferentes: valsa, vanerão, samba e forró. Eles foram divididos em três baterias e seis se classificaram para a grande final que será realizada neste domingo, 27 de novembro. A noite de encerramento do Dança Catarina também conta com as apresentações de dança livre e começa às 19h.

PREMIAÇÃO DANÇA POPULAR E FOLCLÓRICA

1º lugar: Danças e Cantos de Sonti – EBM Dr. Hercílio Malinowsky (São Bento do Sul)

2º lugar: Intorno Alla Pacina – EEB Pref. Germano Brandes Júnior (Indaial)

3º lugar: Suita Lubelska– NE Pres. Adolfo Konder (Irineópolis)