O paratleta Bruno da Silva Becker, revelado nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) foi um dos catarinenses convocados, nesta terça-feira, 25, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para representar a seleção brasileira de paranatação nas Paralimpíadas, em Paris 2024. 

Natural de Curitiba, Bruno transferiu-se com a família para Santa Catarina com apenas 2 anos e meio, no ano 2000. 

“Só tenho a agradecer esta convocação. É uma emoção imensa fazer parte da delegação brasileira que participará dos jogos de paris. Fico muito contente, pois era um desejo imenso que eu tinha. Este é um ciclo muito especial e quero agradecer meu treinador Alexandre, sempre com um olhar criterioso e me motivar em todo momento. Aos meus apoiadores e patrocinadores que me acompanham nestes oito anos de jornada”, revelou Bruno. 

O paratleta foi revelado nos Parajasc em 2023 e há oito anos representa o Esporte Clube Concórdia, de Rio do Sul, em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Ele garantiu o índice em maio na prova dos 200 metros, quando disputou o Open Nacional de Natação, disputado no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. 

Bruno vai representar Santa Catarina e o Brasil, na prova dos 200m livre, na classe S2 (comprometimento físico-motor). Ele garantiu a vaga com o tempo de 4min24s84 durante as eliminatórias na capital paulista.

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 98831 0796 

Luiz Gustavo Balena, de 49 anos, natural de Balneário Camboriú, finalizou a prova de ciclismo considerada a mais difícil do mundo, a Race Across America (RAAM), no domingo 23, após sete dias, 14 horas e sete segundos da partida.

A RAAM é uma competição ciclística disputada anualmente no mês de junho e tem como objetivo, atravessar os Estados Unidos da Costa Oeste à Costa Leste, sendo uma das provas mais longas do ciclismo mundial.

Luiz Balena, que é auditor fiscal federal e ciclista de estrada amador há mais de 10 anos, foi um dos primeiros catarinenses a participar da RAAM. Ele integrou o quarteto misto formado pelos também brasileiros Márcio Milan, Simone Musa e Frederico Nyder. 

                                Luiz (de azul) e seus colegas ciclistas                   Foto: Divulgação 

 

 

A saída no dia 15 de junho, aconteceu em Oceanside, na Califórnia, e eles precisavam chegar até Atlantic City, em Nova Jersey (quase 5 mil km), até esta segunda-feira (24), mas chegaram antes.

Após a chegada, o ciclista catarinense destacou: “Concluímos a prova sem penalidades ou advertências, o que vale muito, e todos íntegros e com saúde. Total de 7 dias, 14h e 17s. Embarco quarta (26) à noite de volta para o Brasil e quinta (27) à noite chego em Balneário Camboriú. Foi um tempo excelente, e ainda ficamos em segundo lugar na nossa categoria, que era quarteto misto de 50 a 59 anos”.

O ciclista também ressaltou que o último dia, sábado, 22, foi o pior por estarem com seis dias de cansaço físico e mental acumulados. Ele citou a passagem pelo Monte Apalaches e ainda as temperaturas na casa dos 50 graus.

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 98831 0796 (com informações extraídas do Jornal Página 3 de Balneário Camboriú).

Na manhã desta segunda-feira, 24, a equipe Handebol Itajaí/Univali venceu a Índia por 33 a 13 na primeira rodada do Campeonato Mundial Universitário de Handebol, que acontece na cidade de Antequera, em Málaga, do Campeonato Mundial Universitário 2024, realizado entre os dias 21 de junho e 1 de julho, na Espanha.

O time foi convocado para representar o Brasil pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Em 2023, a equipe Handebol Itajaí/Univali foi campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s) e participou da primeira competição internacional oficial, o Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes.

A equipe catarinense volta às quadras, nesta terça-feira, 25, enfrentando a Polônia.

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 98831 0796

A equipe da SCA Tiradentes/FMEL de Itajaí conquistou o título de Campeã Geral do 5° Campeonato Catarinense de Bolão 16 Sênior naipe masculino e feminino, realizado no último sábado, 22, na Sociedade Beneficente de Brusque.

Na segunda colocação ficou a equipe da Sociedade Beneficente de Brusque e em terceiro, completando o pódio, ficou a Sociedade Progresso de Indaial.

 

No feminino de duplas, as campeãs foram Rosemeri Eller Riffel e Terezinha Aparecida de Souza, as vice-campeãs Marilene Grawe da Rocha e Marly C Henning Telles, em 5° Juciane Fischer Costa e Mirian Batista Andrade

Rose estabeleceu o recorde com 268 pinos e braço de ouro com média de 258 pinos. A atleta Marilene ficou a 2a melhor média com 251,33 pinos.

No masculino o destaque foi Márcio Bagatoli, que obteve o recorde com 286 pinos e melhor média com 268,66 pinos.

Nas duplas masculinas, a equipe foi vice-campeã com Márcio e João Augusto Dognini, tendo também o atleta Rubens Claudino dos Santos participado pela primeira vez de evento federado, ficando na sexta colocação juntamente com Fernando Reinert.

 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 98831 0796

 

 

Aconteceu no ginásio Galegão, em Blumenau, entre os dias 14 e 16 de junho, o Campeonato Catarinense de Taekwondo. 

Com a participação de 630 inscritos de todas as regiões do estado, a competição foi organizada pela Federação Catarinense de Taekwondo e é o evento mais importante na busca de pontos para compor a seleção catarinense que irá representar nosso estado no Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024.

Eder Romanowski, diretor de esporte, da Federação Catarinense de Taekwondo, destacou a importância do evento: “um evento histórico, com recorde no número de participantes. È um evento de grande importância, pois ele fecha o ranking estadual que vai formar a seleção catarinense que irá para o campeonato brasileiro e a partir do brasileiro temos a formação da seleção brasileira de taekwondo. 

 

Destaques desta edição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                 Foto: Arquivos Pessoais das atletas/Divulgação  

 

Duas taekwondistas se destacaram nesta competição estadual. Poliana Silva de Souza, 15 anos, natural de Canelinha, se tornou pentacampeã catarinense na categoria juvenil até 42 kg e Isabelle Maestri Dalapria, 17 anos, natural de Florianópolis, se tornou tetracampeã catarinense da modalidade na categoria juvenil até 59 kg. 

Poliana Souza destacou a alegria de mais esta conquista: “Eu fico muito feliz por estar conquistando este título pela quinta vez consecutiva e agora poder representar mais uma vez Santa Catarina no Campeonato Brasileiro que acontecerá na Bahia, em setembro”.

Poliana participou do campeonato mundial da categoria em 2023, em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina. Campeã da Copa Santa Catarina, Pan Am Series II, Super Campeonato Brasileiro no mesmo ano. 

Já Isabelle Dalapria ressaltou a importância do campeonato catarinense para sua trajetória esportiva: “Eu considero uma competição muito importante, pois foi no campeonato catarinense que tudo começou e está em jogo uma vaga para a seleção catarinense para o campeonato brasileiro. Minha dedicação e meu foco são os mesmos em qualquer competição”. 

Isabelle foi campeã mundial escolar em 2023, no México, Pan Na Series 2022 e 2023, Rio Open 2022 e em 2024 se tornou bicampeã do Grand Slam, que aconteceu no Rio de Janeiro. Está classificada para a Gymnasiade, a maior competição estudantil do mundo, que acontecerá entre os dias 23 e 31 de outubro no Bahrein. 

 

Confira os Campeões Catarinenses: 

Campeões Kyorugui 

1º Associação Fugazza Taekwondo 

2º I M A - Instituto Mestre Allan

3º Associação Jaraguaense De Taekwondo

  

Campeões Poomsae 

1º Fundação Municipal De Esportes De Balneário Camboriú

2º Associação Sb Taekwondo 

3º Róger Ribas Taekwondo Clube

 

Campeões Parataekwondo 

1º Associação Santec De Taekwondo 

2º Liga Sul Brasileira De Taekwondo

3º Associação Sb Taekwondo

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 98831 0796

 

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) agradece as palavras proferidas pelos representantes da Federação Catarinense de Futebol e lembra que tudo isto é o resultado de uma soma de esforços que envolvem colaboradores, dirigentes, árbitros, atletas e toda a comunidade esportiva. 

Nosso principal objetivo é o desenvolvimento do esporte em nosso estado e no Brasil, e com isso, oportunizar melhores condições para que nossos atletas possam praticar com cada vez mais excelência suas potencialidades, seja nos campos, nas quadras, nas piscinas, nas pistas, nos tatames... 

Fesporte, a casa do atleta.

 

Pagina 1 de 28