×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Publicado em Parajasc
Escrito por

Parajasc têm nova data para serem realizados, em Criciúma

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e o Município de Criciúma tornam público que o novo período de realização da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina será de 30 de novembro a 6 de dezembro. 

A decisão foi tomada do município de Criciúma, ter solicitado o adiamento do evento, tendo por problemas administrativos que comprometeriam o cumprimento de toda a estrutura do evento.

A 13ª edição dos Parasjasc, terá aproximadamente 1.700 atletas de 52 municípios, irá contemplar também eventos paralelos para o público do paradesporto. Juntamente com a Fesporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) oferecerá cursos de capacitação para árbitros e técnicos, com reconhecimento nacional, nas modalidades de natação, atletismo e bocha. Além disso, o evento contará com a presença de atletas paralímpicos brasileiros, que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A Fesporte também informa que as inscrições dos atletas estão abertas no sistema da Fundação, até o dia 31 de outubro.   

Publicado em Parajasc
Escrito por

Nota oficial: adiamento dos Parajasc, em Criciúma

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) torna público que o Município de Criciúma emitiu documento a esta Fundação solicitando adiamento do período de realização da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), por questões técnico-administrativas.

Com base na argumentação e documentações apresentadas, a Fesporte acolhe o pleito estuda nova data para realização do evento.

Florianópolis, 18 de setembro de 2017.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Fique por dentro da cronograma dos Parajasc, em Criciúma

A 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc, está chegando. Nesta terça-feira (12), foi divulgada a programação para a competição que acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro. Além disso, as datas dos cursos de captação para arbitragem das modalidades de atletismo e também iniciação na bocha paralímpica.

Ao todo são 51 municípios que estarão representados na edição dos Parajasc. A expectativa é de reunir mais de 1.600 atletas na disputa das 12 modalidades. 

A 13ª edição dos Parajasc é realizada pela Fesporte, juntamente com o Governo do estado de Santa Catarina, em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma e também da Fundação Municipal de Esportes local. A cerimônia de abertura está prevista para as 19h, do dia 26 de setembro, no Ginásio Municipal.

Para ficar por dentro do cronograma do Parajasc, em Criciúma, clique aqui.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Detalhes dos Parajasc são definidos em Criciúma

A 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, os Parajasc, está chegando. Nesta terça-feira (29), em Criciúma, foi realizado o Congresso Técnico da competição para a definição dos últimos detalhes do evento, previsto entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro.

No Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), no bairro Mina Brasil, estiveram presentes mais de 50 representantes dos 52 municípios participantes dos Parajasc. Durante o encontro, foram discutidos os últimos detalhes para a programação do evento. Além disso, o sorteio das chaves das modalidades foi realizado. Ao todo, serão 12 modalidades em disputa, com a expectativa de 1.600 atletas representando os municípios.

O prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, ressaltou a satisfação e a preparação do município em receber o evento.

- Criciúma está pronta. Com escolas, alojamentos e locais de competição preparados para fazer uma grande competição. Quem sabe ser os melhores Parajasc da história de Santa Catarina. Estamos em portas abertas para receber em os atletas, dirigentes e a todos que irão participar e realizar os Parajasc. Estamos muito felizes - comentou Ricardo Fabris.

 O diretor técnico da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Dárcio de Saules, reforça a evolução do evento, principalmente em seu caráter competitivo, de rendimento. Nas primeiras edições, no entanto, os Parajasc buscavam a integração.

- Um evento que está na sua 13ª edição, é um prazer. O Governo do estado tem esse cuidado com esse segmento tão importante para o Estado e para o país. Estamos no caminho do aprimoramento, temos a parceria dos municípios e estamos procurando evoluir. Hoje é um evento de rendimento. Os atletas que vêm, eles vêm para buscar a medalha e também a classificação para o nacional. No começo a gente abraçava todos, mas agora temos um perfil de evento traçado que é o de rendimento. É um evento que passou de uma ferramenta de inclusão para o rendimento - comentou.

A 13ª edição dos Parajasc é realizada pela Fesporte, juntamente com o Governo do estado de Santa Catarina, em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma e também da Fundação Municipal de Esportes local. A cerimônia de abertura está prevista para as 19h, do dia 26 de setembro, no Ginásio Municipal.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Congresso técnico dos Parajasc ocorre na próxima terça (29)

Na próxima terça-feira (29), ocorre o Congresso Técnico dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), na Afasc, Centro de Convivência da Terceira Idade, em Criciúma. O Congresso definirá detalhes da competição, que acontece na mesma cidade, entre 26 de setembro e 1º de outubro. 

O Congresso Técnico reunirá autoridades, dirigentes e também alguns atletas que disputarão a etapa estadual dos Parajasc. Ao todo serão mais de 1700 atletas em 11 modalidades na disputa pela etapa estadual do paradesporto.   

Confira aqui a programação do Congresso Técnico

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são eventos do Governo do Estado, promovidos pela Fesporte, em parceria com Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede.

Publicado em Parajasc
Escrito por

Chega ao fim a 12ª edição dos Parajasc com Joinville campeão

O domingo, 29, em São Miguel do Oeste, foi mais que especial para Joinville. O município sagrou-se campeão geral da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que iniciaram dia 23. É o quarto título dos joinvilesenses na competição. Somaram no geral 39 pontos. Foram campeões na natação DF masculino e feminino e DA masculino, basquete para cadeirantes, atletismo feminino DF e futsal masculino DA.

Clique aqui e baixe o boletim final com todos os campeões

Clique aqui e veja as fotos da premiação

Para o dirigente joinvilense Kelvin Soares o título dos Parajasc é o coroamento de uma gestão municipal que tem privilegiado o esporte de participação da cidade e através de convênios com entidades. “Nossa equipe de trabalho é sensacional porque é formada por grandes profissionais e essa conquista é o resultado de muita dedicação dessas pessoas”, destacou.

Para o presidente da Fesporte, Milton Cunha, esta edição dos Parajasc superou todas as expectativas. “Ocorreu tudo dentro do planejado e provamos mais uma vez que os Parajasc estão entre os melhores eventos esportivos do Brasil. Tivemos jogos de qualidade e participação de excelentes atletas que deram um brilho especial à competição”, ressaltou o dirigente.

Presidente da Fesporte, Milton Cunha (à direita), entrega o troféu de campeão geral (Foto: Epa Machado/Fesporte)

Em segundo lugar na classificação geral ficou o município de Itajaí, que somou 34 pontos, sendo Chapecó em terceiro com 15,5 pontos. Já os campeões por segmentos ficou assim: Joinville  venceu o DA e DF enquanto Itajaí conquistou o troféu no DI e DV.

Os Parajasc tiveram a participação de 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputam 14 modalidades: atletismo, tênis de mesa, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.Neste domingo, 29,  foram definidos os últimos campeões da bocha DA, DI, DF e DV do futsal DA e DI.

No boletim oficial final há a relação de todos os campeões

Clique aqui e baixe o boletim final com todos os campeões

Mais Informações à imprensa

Antonio Prado

(48)  8802-6938/ 48 – 9696-3045

Publicado em Parajasc
Escrito por

Campeões festejam em São Miguel do Oeste

O sábado, 28, amanheceu nublado e cinzento em São Miguel do Oeste, perfeito para ficar o dia de pernas pro ar descansando. No entanto, para um grupo de atletas que estão disputando os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), o dia foi para festejar títulos. 11 modalidades conheceram seus campeões no penúltimo dia de competição.

Clique aqui e baixe o boletim 5 com os resultados e os campeões

Na prova do contrarrelógio do ciclismo thunder para deficientes visuais (DV), o choro de Luciano da Rosa, ao conquistar o titulo da modalidade, por São José, mensurava a importância da conquista do troféu de campeão. “Este choro é de alegria de ter saúde para todo o dia fazer o que eu gosto, que é praticar o esporte”, disse o atleta de 41 anos, que nasceu com toxoplasmose que lhe causou lesões oculares na retina.

Luciano teve como guia Edson Resende. Para conquistar o primeiro lugar os ciclistas fizeram os cinco quilômetros do percurso da Rodovia Sul Vale em 8min36s26, seguido de Alírio Seidder, de Florianópolis, que cravou 9min20s30 em segundo, e  Orides de Lima, de São José, que fechou a prova em terceiro lugar com o tempo de  9min27s17.

 Foi o segundo troféu dos Parajasc da dupla, que em pouco mais de um ano já obteve títulos importantes como a conquista de todas as etapas da Copa Brasil de Paraciclismo recentemente. Luciano e Edson também já participaram de copa do mundo, mundial e Jogos Parapan-Americanos, evento em que conquistaram um inédita medalha de bronze para o Brasil na prova de perseguição individual no velódromo.

Florianópolis conquistou o título no goalball (Foto: Epa Machado/Fesporte)

Entre as mulheres o título do ciclismo ficou para Denise Aparecida Godoy, de Itajaí, que teve como guia Mariane Ferreira. As campeãs venceram com o tempo de 10min12s 28. O vice campeonato ficou com Inês Seidler, de Florianópolis, que fechou sua participação com 10min22s87. O terceiro lugar foi de Maria Socorro Pinheiro, de Itajaí com o tempo de  10min40s82.

As competições dos Parajasc começaram dia 25 e desde então 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputam 14 modalidades: atletismo, tênis de mesa, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

Neste domingo, 29, os Parajasc terminam com a definição do basquete DI e DF, bocha rafa vollo DA, DI, DF e futsal DA e DI. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Confira os demais campeões deste sábado:

Atletismo masculino

DF – Criciúma

DV – Joinville

Atletismo feminino

DF – Joinville

DV – Joinville

Basquete masculino

DI – Brusque

Basquete cadeira de rodas – misto

Joinville

Bocha Paralímpica

Balneário Camboriú

Tênis de mesa masculino

DF – Criciúma

DA – Joinville

DI – Blumenau

Tênis de mesa feminino

DA - Caçador

DF – Joinville

DI - Itajaí

Goalball masculino

Florianópolis

Goalball feminino

Florianópolis

Xadrez masculino

DF – Lages

DV – Joinville

Xadrez feminino

DV - Itajaí

Mais Informações

Antonio Prado

 

(48) (48) 8802-6938

Publicado em Parajasc
Escrito por

Natação faz a alegria dos 135 nadadores nos Parajasc

 

O complexo aquático da Unisul em Palhoça, foi o palco da natação na 12ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), nesta quinta e sexta-feira. Alguns  com o propósito de ganhar a medalha de ouro, outros apenas com a disposição e alegria de participar. Os Parajasc começaram na quarta-feira, 25 e terminam neste domingo dia 29.

Clique aqui e baixe o boletim 4 com programação e resultados

Ao final do dia a felicidade no pódio com as medalhas no peito dos nadadores dos municípios campeões por seguimentos: Deficiência Intelectual (DI), visual (DV), auditiva (DA) e física (DF).

Os três primeiros colocados por seguimentos foram:

DF Masculino: 1º Joinville , 2º  São José e 3º  Itajaí

DF Feminino: 1º Joinville, 2º Itajaí e 3º  São José

DI Masculino: 1º  Joinville, 2º  Brusque e 3º  Itajaí

DI Feminino: 1º Brusque, 2º Joinville e 3º Itajaí

DV Masculino: 1º Joinville, 2º Itajaí

DV Feminino: 1º Itajaí, 2º Joinville e em 3º empatados Pouso Redondo e Florianópolis

DA Masculino: 1º Blumenau e 2º Joinville

Criados em 2005, os Parajasc são um evento de inclusão e integração à sociedade por meio do esporte. São destinados a atletas com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI).

A competição tem como finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades.

Os Parajasc têm objetivo também de oferecer aos atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores; promover o esporte adaptado em Santa Catarina. Éuma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a Agência Regional de São Miguel do Oeste e com prefeitura de São Miguel do Oeste.

 

 

Assessoria de Comunicação

Ana Cristina Zandavalle
Antônio Prado
Mariana Hendler
Tels: (48) 3665 6127 - 3665 6126 - 36656128
Publicado em Parajasc
Escrito por

Sábado será de festa para campeões dos Parajasc

Neste sábado, 28, quarto e penúltimo dia de competição, será o dia de conhecer 11 campeões da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em São Miguel do Oeste. Serão conhecidos os vencedores do atletismo para deficientes físicos (DF) e visuais (DV), basquete para deficientes intelectuais (DI) e DF, bocha paralímpica, ciclismo e goallball.

Também levantarão o troféu de primeiro lugar os ganhadores do handebol DF, tênis de mesa para deficientes auditivos (DA), DF e DI e o xadrez. No domingo, 29, os Parajasc terminam com a definição do basquete DI e DF, bocha rafa vollo DA, DI, DF e futsal DA e DI.

As competições dos Parajasc começaram dia 25 e desde então 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputam 14 modalidades: atletismo, tênis de mesa, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

Para Ursula Heusy, mãe do paratleta Daniel Pereira, de 15 anos, de Joinville, atual bicampeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares, e que disputa a bocha paralímpica BC3, os Parajasc foram fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do filho (Foto: Antonio Prado/Fesporte) 

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.  

Para muitos competidores a participação dos Parajasc e no esporte foi motivo de mudança na qualidade de vida. “Meu filho agora tem uma melhor postura na cadeira de rodas e coordenação motora e isso devo ao esporte e aos Parajasc”, admite Ursula Heusy, mãe e calheira do atleta com paralisia cerebral Daniel Pereira, de 15 anos, de Joinville, atual bicampeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares e que disputa a bocha paralímpica BC3.

Texto: Antonio Prado

Informações à imprensa

(48) 8802-6938

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

São Miguel do Oeste e Quilombo lideram no atletismo dos Parajasc

O segundo dia de competições da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em São Miguel do Oeste foi de destaque para o atletismo. A modalidade encerrou as provas nos segmentos deficiência auditiva e intelectual (DA e DI). São Miguel do Oeste lidera na geral do segmento DA com 21 pontos, enquanto Quilombo está em primeiro no segmento DI com 18.

Clique aqui e baixe o boletim 3 com resultados e programação 

No DA feminino, São Miguel do Oeste levou o troféu de campeão, seguido de Joinville e Chapecó. No DA masculino, o campeão foi Timbó, São Miguel do Oeste ficou em 2º e São José em 3º. Quilombo foi campeã no DI feminino, seguida de Lages e Presidente Getúlio. No segmento DI masculino, o pódio ficou para Jaraguá do Sul, Concórdia e Quilombo. 

Nesta quinta-feira, 26, também aconteceram as estreias do goalball, handebol para deficiente físico (DF), tênis de mesa e xadrez, além de competições nas modalidades basquete para DF e intelectual (DI), bocha paralímpica, futsal para DA e DI, natação e bocha rafa vollo. Na sexta-feira, 27, o ciclismo será realizado. 

Os jogos seguem até o domingo, 29. São 1.650 paratletas envolvidos de 46 municípios. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura local e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Informações adicionais para a imprensa

Gisele Vizzotto

Assessoria de imprensa

Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (49) 3631-2901 / (49) 8837-7422

Site: www.adrs.sc.gov.br/adrsaomigueldooeste

Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Unidos pelo amor e pelo paradesporto

Ele 25 anos. Ela 30. Ambos são portadores de síndrome de down e participam do atletismo dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que estão sendo realizados em São Miguel do Oeste. Marciano Toreti e Rosângela Erhardt, além de competir pelo mesmo município, Presidente Getúlio,  namoram há cinco anos. “Pedi ela em noivado há uma semana e amo essa galega” revela Marciano, enquanto mostra, todo orgulhoso, as alianças de noivado, na pista do Exército, onde se realiza as provas de atletismo.

O casal se conhece há 15 anos, desde que Rosângela começou a frequentar a Apae de Presidente Getúlio. “Gosto demais do Marciano, ele é um rapaz carinhoso e compreensível. Vamos nos casar. Ele não se livra mais de mim de jeito nenhum”, confessa Rosângela, enquanto ri. 

Para ambos mais que medalhas só o fato de poder participar dos Parajasc já representa vitória. “Tenho umas cinquenta medalhas lá em casa, a maioria de ouro, mas isso não importa, o importante é correr, competir”, destaca Rosângela. “Gosto destes jogos porque faço novos amigos e conheço lugares novos”, complementa Marciano, que diz que a dupla compete nos Parajasc há três anos. Marciano disputa os 100 e 200 metros, além do salto em distância, enquanto a noiva participa nos 100 metros, arremesso de peso e lançamento de disco. Ano passado Rosângela foi ouro nos 100 e 200 metros.

O casal se aquece antes de disputar as provas dos 100 metros (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

A treinadora da dupla, a professora Regina Fuerbinger, diz que os dois paratletas são dedicados, pessoas preciosas que não precisa chamar atenção. “Mariano é um menino esperto, que aprende fácil, maravilha de pessoa. Hoje, por exemplo, antes de vir para a prova, eles limparam, por iniciativa própria, o alojamento”, diz a educadora, que destaca ainda que entre os 16 atletas que integram a delegação de Presidente Getúlio o casal é o mais disciplinado.

 Além da disciplina, o amor incondicional pelo esporte e pela vida resume o estado de espírito do casal nas palavras de Marciano antes do aquecimento na pista de atletismo: “amo a vida. Quero ser feliz”, finaliza o atleta.

 A 12ª edição dos Parajasc prossegue até o dia 29 com 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputando 14 modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

Informação à imprensa

(48) 8802

 

Publicado em Parajasc
Escrito por

Competições movimentam o primeiro dia dos Pararajasc

Foi dada a largada nesta quarta-feira (25) para as competições da 12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em São Miguel do Oeste. Atletismo, basquete para deficiente físico (DF) e intelectual (DI), bocha paralímpica, além de futsal para deficiente auditivo (DA), DI, natação e bocha rafa vollo foram as primeiras modalidades da competição.

Clique aqui e baixe o boletim 2 de programação

Já nesta quinta-feira (26) há as estreias do goalball, handebol DF, tênis de mesa e xadrez. As competições prosseguem até o dia 29 envolvendo 1.650 atletas de 46 municípios. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura local e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

O destaque do primeiro dia dos Parajasc foi o atletismo, disputado na pista do exército, local que concentrou cerca de 300 atletas em uma tarde ensolarada. Para muitos a conquista da medalha de ouro foi apenas um detalhe. O que importava era participar.

“Gosto muito de participar dos Parajasc, pois aqui conheço novos amigos” disse Marciano Toreti, de Presidente Getúlio, após disputar a prova dos 100 metros. Ele, que tem de síndrome de down conheceu a noiva, Rosângela Erhardt, também atleta e com a mesma deficiência, na Apae de sua cidade, por meio do esporte. Ambos já disputam os Parajasc há três anos e aproveitaram o dia não somente para competir, mas também para namorar. “Vamos nos casar”, disseram logo após o aquecimento antes da prova.

Assessoria de Comunicação Fesporte

Informações à imprensa

(48) 8802- 6938

 

 

Pagina 1 de 10