Brusque recebeu a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina
A Sociedade Esportiva Bandeirante, no município de Brusque, recebeu a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos que nos fez voltar no tempo.
Aquele tempo lá no ano de 1960 quando o município de Brusque abriu as portas para a primeira edição dos Jasc e até hoje essa história se perpetua.
Foram realizadas homenagens para a família de Arthur Schlosset, considerado o pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina e reverenciada o legado que este evento deixou revelando muitos esportistas para o mundo.
A equipe da Fesporte que acompanha a programação da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), também prestigiou esta noite que contou com discurso do presidente da Fesporte, Jeferson Batista e do vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari que será também o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), da 64ª edição dos Jasc.
“Mais uma noite muito importante para o esporte de Santa Catarina e que marca essa véspera de Jogos Abertos. Agradecer ao município de Brusque por sediar o evento e fazer toda a comunidade esportiva voltar no tempo e reverenciar uma das maiores competições do esporte brasileiro” afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
A etapa estadual inicia oficialmente no dia 18 de novembro e segue até o dia 29 de novembro em Chapecó.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Governo do Estado participa do lançamento do Campeonato Brasileiro do Surfe de Ondas Grandes
O Governo de Santa Catarina e representantes do Movimento Big-Waves Brasil promoveram nesta terça-feira, 4, o lançamento oficial da janela de abertura do Campeonato Brasileiro de Surf de Ondas Grandes, que será realizado na Praia do Cardoso em Laguna. A janela passa a contar a partir desta quarta, 5, e vai até o dia 26 de fevereiro de 2026. O evento foi realizado na Praia Mole, onde também ocorreram as competições de surfe dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
O evento é uma realização em parceria entre a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o Movimento Big Waves Brasil (BWB), a Fesporte e a Prefeitura de Laguna, colocando Santa Catarina na rota mundial das ondas gigantes.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Fesporte, Jeferson Batista, de representantes do movimento Big-Waves Brasil, como Thiago Jacaré, ex-surfista profissional e coordenador do Movimento, além de Ricardo Bocão, ex-surfista profissional e diretor da Confederação Brasileira de Surfe, do prefeito de Laguna Preto Crippa, entre outras autoridades.
“Um dia histórico para o surfe catarinense. Lançar um evento deste tamanho em Santa Catarina, como será o Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes e futuramente o Campeonato Mundial é algo que marca o esporte catarinense. Muito felizes em poder promover tudo isso e só temos a agradecer ao governador Jorginho Mello por todo o suporte ao esporte de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
JASC
As competições dos Jasc iniciaram ainda pela manhã reunindo 79 atletas no masculino e 30 no naipe feminino. No período da tarde, foram conhecidos os campeões das competições com Lucas Haag de Florianópolis, vencendo no naipe masculino, Uriel Sposaro, de São José, segundo colocado, e Anuar Chiah, também de São José, em terceiro.
No feminino, Alexia Monteiro de Garopaba foi a campeã com Potira Castaman de Florianópolis em segundo lugar e Maya Carpinelli de Garopaba completou o pódio.
Na competição por equipes, Florianópolis foi a campeã geral, seguida por Garopaba e Imbituba.
Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC
Fesporte em Concórdia
O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento, esteve nesta sexta-feira (19) na cidade de Concórdia onde se reuniu com o governador Jorginho Melo e o prefeito do município, Rogério Pacheco.
No encontro, entre outros assuntos, o prosseguimento das tratativas visando a preparação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que deverá acontecer entre os dias 12 e 23 de novembro.
Também foram visitados o estádio municipal Domingos Machado de Lima, a Associação dos Motoristas de Concórdia e a sede da SER Sadia.
O secretário Alexandre Schneider, de desporto e cultura de Concórdia, também acompanhou a comitiva nas visitações.
Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126
Capinzal sediará regional centro-oeste dos JASC 2024
Com o objetivo de firmar parceria e iniciar alguns alinhamentos para realização da etapa regional centro-oeste dos JASC, reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 2, Juliano Kloss, superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Carlos Roberto Hack, integrador educacional esportivo de Joaçaba, junto com dirigentes da Fesporte: Luciano Heck, diretor de esporte e Dárcio de Saules, gerente de esporte de rendimento.
A etapa regional Centro-Oeste da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, na cidade de Capinzal.
Juliano Kloss destaca a importância dessa parceria e o retorno do município de Capinzal na realização de um evento da Fesporte. “É com muita satisfação que firmamos com a Fesporte a parceria e o compromisso na realização dos Jogos Regionais, fase Centro-Oeste dos Jogos Abertos. Capinzal, depois de algum tempo, retorna a organizar um evento dessa magnitude e dessa importância da nossa região”.
O superintendente ainda acrescentou: “A gente se sente muito feliz. Todo o município estará se envolvendo e se preparando para que possamos entregar uma boa estrutura. E, com certeza, os jogos serão um grande atrativo e certamente terá a participação de nossa população para torcer e vibrar”, concluiu.
Texto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416
Presidente da Fetrisc é recebida na Fesporte
A inclusão da prova de Mixed Relay (Triatlo de Revezamento Misto), como exibição dentro da programação de Triatlo nos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Concórdia, foi a pauta do encontro reunindo o diretor de esportes da Fesporte, Luciano Nilzo Heck; o gerente de esporte de rendimento, Dárcio de Saules, o técnico da gerência de rendimento, Marcelo Scharf e o assistente técnico, João Vitor Santos e a presidente da Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc), Naida Freitas.
No encontro, Naida entregou aos integrantes da Fesporte o projeto de inclusão da nova prova para análise técnica, financeira e jurídica pela Fundação. Segundo a presidente da Fetrisc, esta prova é realizada em distâncias curtas, altamente competitiva e com uma interação com o público que pode acompanhar todo o desenrolar da prova. “Estamos na Fesporte para oficializar o pedido da inclusão da prova de revezamento, composta por quatro atletas: dois homens e duas mulheres, denominada Mixed Relay. É uma prova reconhecida internacionalmente e o Brasil foi o campeão nessa prova nos Jogos Panamericanos 2023”.
Luciano Nilzo Heck, diretor de Esportes da Fesporte destacou que “é muito importante essa interação com as federações, uma vez que eles possuem o conhecimento das novas tendências de cada modalidade e nos trazer novas propostas e provas. Isso só engrandece ainda mais o esporte catarinense e brasileiro”, concluiu.
Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416
NOTA OFICIAL
O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulão; e o Prefeito Municipal de Rio do Sul, José Eduardo Thomé, decidem assinar em conjunto a nota oficial de cancelamento da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
Tal atitude foi tomada devido ao cenário catastrófico provocado pelas fortes chuvas que atingiram o Vale e Alto Vale do Itajaí e, em especial Rio do Sul.
Leia o documento completo abaixo.
_page-0002.jpg)
Balneário Camboriú e São José: Ouro no Triathlon dos JASC
As equipes de Balneário Camboriú, no masculino, e São José, no feminino, foram as grandes campeãs da modalidade de Triathlon, da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). As disputas aconteceram na manhã desta quarta, 15, em Canasvieiras.
No masculino, a equipe masculina de Balneário Camboriú, com 159 pontos, conquistou o troféu de campeão da modalidade, seguida pela equipe de Itajaí com 148 pontos, que ficou com o vice-campeonato e a equipe de Blumenau, com 141 pontos, que garantiu o terceiro lugar.
No feminino, a equipe de São José, com 180 pontos, conquistou o troféu de campeã. Na disputa pelo troféu de segundo colocado, Balneário Camboriú e Florianópolis terminaram empatados com 111 pontos, e pelo critério de desempate, Balneário Camboriú ficou com o troféu de vice-campeão e a equipe da capital em terceiro.
No individual, Bruno Pereira Matheus, de Blumenau, com o tempo de 57min09seg, conquistou a medalha de ouro; Yago Rodrigues Santos Alves, de Itajaí, com o tempo de 57min20seg, ganhou a prata; e Júlio Monteiro Martins, de São José, ficou com o bronze, com o tempo de 57min39seg.

Pódio do individual feminino: Luma (prata); Djenyfer (ouro) e Bruna (bronze) Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)
Na prova feminina, Djenyfer Arnold, de São José, foi a medalhista de ouro, com o tempo de 1h02min57; Luma Maruci Guillen, de Balneário Camboriú, conquistou a medalha de prata, completando a prova em 1h05min42. E em terceiro lugar, e ganhando o bronze, a atleta Bruna Carolina de Azevedo Stolf, também de Balneário Camboriú, com 1h06min04.
Djenyfer Arnold, recentemente conquistou o título de campeã pan-americana 2023, foi 5º lugar na Copa do Mundo, obteve a 18ª colocação no evento teste para as Olimpíadas de Paris 2024, além de várias medalhas ao longo de sua carreira, desde 2007, competindo nos JASC, destacou a importância dos Jogos Abertos para sua trajetória no esporte.
“É muito gratificante vir aqui representar São José, a cidade que me descobriu para o Triathlon. Só quero agradecer, estou muito feliz com essa medalha, é uma honra conquistar mais uma medalha de ouro nos JASC”.
Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 99683 5416
Quebra de recordes marca o Atletismo dos JASC 2023
Final de semana marcado por recordes e muitos destaques nas competições do Atletismo, que foram realizadas em Timbó, marcaram o início das disputas da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Os JASC acontecerão entre os dias 29 de novembro e 09 de dezembro, em Rio do Sul.
No feminino, Lays Cristina Rodrigues Silva, de Joinville, estabeleceu o novo recorde da prova dos 100 metros com barreiras, com o tempo de 13seg69.
Lays Silva que teve uma lesão no início do ano, contou com uma ótima recuperação e um ano de muitas conquistas, entre elas a conquista do bicampeonato brasileiro e sulamericano, bicampeã brasileira sub 23 e terceiro lugar no pan-americano sub 20. Após o novo recorde, ela declarou: “estou muito feliz em ser medalhista dos Jogos Abertos e conquistar esse recorde. Mesmo sendo mais novo, tento competir de igual por igual. Graças a Deus consegui me recuperar de uma lesão que tive no início do ano e tive um ano muito bom”.
O outro recorde foi batido pela atleta de Jaraguá do Sul, Simone Pontes Ferraz, nos 3000 metros com obstáculos, com o tempo de 10min08seg78. Simone também ganhou o ouro nos 5000 metros rasos, com o tempo de 16min52seg19 e o 4º lugar no revezamento 4 x 400 metros. Foi eleita a melhor atleta da competição no feminino.
Um dos destaques foi Milena Jaqueline Sens, natural de Atalanta, que representa Rio do Sul, a atleta foi tetracampeã consecutiva na prova do arremesso de peso, com a marca de 15m03.

Recordistas: Matheus Correa, Blumenau; Simone Ferraz, Jaraguá do Sul; Guilherme Kurtz, São José. Foto: Enio Novaes (Fesporte)
No masculino, atleta olímpico e também muitos recordes
No masculino, Guilherme Kurtz, de São José, conquistou dois recordes, nas provas de 800 metros rasos com o tempo de 1min48seg84; e nos 1500 metros rasos, marcando 3min45seg e 09. O recorde desta prova perdurava desde 1990, de autoria de Francisco José da Silva, de Joinville, com o tempo de 3min46seg07. Para Kurtz, “Bater dois recordes nos JASC é algo incrível. Os JASC são do Brasil, os atletas se preparam muito para estar aqui”.
No salto em altura, a disputa foi muito acirrada e há dois recordistas nesta prova. Talles Frederico Souza Silva, de Balneário Camboriú, e Ricardo Konell, de Pomerode, saltaram 2m13 e são os detentores da nova marca.
No lançamento do disco, o novo recordista é Wellinton Fernandes da Cruz Filho, de São José, com a marca de 58m42.
Nos 110 metros com barreiras, Rafael Henrique Campos Pereira, de Blumenau, fez o tempo de 14seg03 e
Na marcha atlética, nos 10.000 metros, o recordista atual é Matheus Gabriel de Liz Correa, de Blumenau, com o tempo de 39min22seg44.
Uma das atrações foi o atleta olímpico, Darlan Romani, de Concórdia. Voltando do Pan com um ouro, confirmou o favoritismo e conquistou mais uma vez a medalha de ouro, no arremesso do disco, com a marca de 20m55, nesta edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Presidente da CBAt enaltece esporte catarinense
Outra presença ilustre foi a do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos. O dirigente enalteceu o atletismo catarinense no cenário nacional. “Estou aqui prestigiando essa competição fantástica, com altíssimo nível que é o Jasc. O atletismo de Santa Catarina é um dos mais fortes do Brasil e sempre faço questão de prestigiar”.
Wlamir Costa parabenizou o governo do estado, a Fesporte pela competição e ao município de Rio do Sul. “Cumprimento o Governo do Estado e a Fesporte por mais essa iniciativa e parabenizo Rio do Sul por sediar os Jasc nesse ano. Tenho certeza que será um evento cercado de júbilo, uma competição histórica. É uma honra estar aqui nesse momento”.

Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt Foto: GazetaPress
Os Jogos Abertos de Santa Catarina, maior competição poliesportiva do estado, são promovidos pelo governo do estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul.
Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)- (48) 99683 5416
Conhecidos os primeiros campeões dos JASC 2023
Neste domingo, 12, foram conhecidos os primeiros campeões da 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
As competições de atletismo e bolão 16, marcaram o início das disputas dos JASC e foram realizadas neste final de semana, em Timbó.
No atletismo, São José fez a dobradinha, vencendo as disputas nos naipes, masculino e feminino. No naipe masculino, Itajaí ficou em segundo e Balneário Camboriú, em terceiro. No feminino, Joinville foi vice-campeão e Balneário Camboriú, em terceiro.
No Bolão 16, Blumenau conquistou o título no masculino, seguido por Timbó em segundo e Rio do Sul em terceiro. Já no feminino, o título ficou com Itajaí, seguido por Florianópolis e Blumenau.
A 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a maior competição poliesportiva do estado, acontece entre os dias 29 de novembro e 09 de dezembro, em Rio do Sul.
Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

Blumenau comemora o título do Bolão 16 masculino Foto: Enio Novaes (Ascom/Fesporte)
JASC 2023: Um recorde que se mantém há 43 anos
Ainda não foi desta vez que o recorde de Evaldo Rosa da Silva, na prova dos 400 metros rasos foi superado durante a 62ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O atual técnico da equipe de atletismo de São Bento do Sul, antes da prova da modalidade que está sendo disputada em Timbó, tinha certeza que o atleta Douglas Mendes da Silva, de Balneário Camboriú, que em sua opinião atravessa uma grande fase, poderia quebrar a marca de 47s38 mantida por Evaldo desde o seu período de atleta. Esta é a marca mais antiga da competição: 43 anos. E nos anos que foram se passando, ele repetia a mesma frase: “Acredito que do ano que vem não vai passar”.
A história de Evaldo no atletismo catarinense é antiga. Ele tem no seu currículo uma participação nos Jogos Pan-americanos, na Venezuela, garantindo vaga para as Olimpíadas, em Los Angeles (EUA), no ano de 1983. Mas tudo começos aos 17 anos de idade, após o seu ingresso na Marinha do Brasil e lá se tornou um atleta das pistas. Ainda nas Forças Armadas venceu várias provas, mas depois foi para Jaraguá do Sul. Lá seguiu treinando e, em 1980, conseguiu estabelecer o recorde nos Jogos Abertos, que ele ainda detém. Já se passaram 43 anos e Evaldo ainda mantém o título de recordista.
“Eu fui campeão das Forças Armadas em 1980, na cidade de São Paulo no Estádio do Ibirapuera, e lá eu bati o recorde das Forças Armadas. Uma semana depois eu voltei para Santa Catarina para disputar os JASC, em Jaraguá do Sul, onde quebrei o recorde pela primeira vem com a marca de 47seg38”. A partir daí foram sequencias de competições, mas Evaldo fez questão de traçar um paralelo entra entre os anos. “Recordo que o piso era de carvão, bem diferente que é usado hoje aqui em Timbó, que é o sintético. Além disso, lembro que a sequência de competições que consegui depois de 1981 foi muito boa, pois consegui treinar cada vez mais”, disse.
E completa lembrando a boa fase: “Realmente foi tão boa que consegui índice para disputar o Pan-americano. Porém, eu podia imaginar que tinha conseguido pegar o índice direto para às Olimpíadas, onde conquistei a medalha de prata no 4x400. Já na Olimpíada não consegui medalha, no Íbero Americano fui terceiro nos 200 metros, segundo lugar nos 400 metros. Já no Sul-americano conquistei a medalha de prata, ouro nos 4x400, e também fui prata nos 400 rasos”, finalizando com tom de saudades.
JASC 2023: Atletismo e Bolão 16 masculino no fim de semana
Acontecem entre os dias 10 a 12 de novembro, no município de Timbó as disputas de duas modalidades da Fase Estadual dos 62º Jogos Abertos de Santa Catarina, o Bolão 16 Masculino que será disputado no Clube Ginástico Guairacás e o Atletismo, que será realizado na pista sintética de Atletismo do Complexo Esportivo.
O público que prestigiar o atletismo poderá estar perto de atletas como de Letícia Oro, recordista dos JASC salto em distância; Matheus Correa, atleta olímpico e do Pan-americano na Marcha Atlética; Vinícius de Brito, recordista sul-americano dos 110 mts com barreira; Ana Cláudia Lemos, velocista dos 100 e 200 mts rasos; além de Liliane Parrela, destaque nos 400 mts com barreiras; além de outros destaques, estarão competindo nesta edição dos JASC.
Para o presidente da Federação Catarinense de Atletismo, Deraldo Ferreira Oppa, que neste ano completa 45 anos de participação nos Jogos Abertos, esta será uma grande oportunidade de ver, torcer e vibrar com as performances de nossos melhores atletas. "Vale lembrar que Santa Catarina, atualmente, vem apresentando ao Brasil atletas de ponta e que já se destacam em competições dentro e fora do Brasil", destacou.
Rivalidades no Bolão
A modalidade de Bolão 16 masculino será neste final de semana, nas canchas da Sociedade Guairacás em Timbó. O presidente da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, Adalberto José Bilíbio, aponta as equipes da casa, no caso Timbó e Indaial como fortes candidatas ao título dos JASC. Porém, ele destacou que as equipes de Florianópolis, Blumenau e Itajaí, por tradição, estão entre os favoritos ao título. As demais cidades participantes são: Pomerode, Brusque, Rio do Sul, Camboriú e Caçador.
“Itajaí conta com atletas muito experientes, mas outros municípios também têm grandes nomes. Mas, com certeza, teremos ótimos confrontos com muitas disputas ponto-a-ponto. Tudo pode acontecer”, prevê. No total são dez municípios que disputam um troféu no Bolão 16. Os confrontos estão marcados a partir das 15 horas com: Itajaí x Timbó, Florianópolis x Camboriú, Pomerode x Indaial, Caçador x Brusque, Blumenau x Timbó e Rio do Sul x Camboriú.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina voltam a sua plenitude após um cancelamento e uma edição com restrições. O evento, cancelado em 2020 por conta da pandemia, foi realizado em São José no ano passado. Porém, precisou ter várias modalidades espalhadas por outros sete municípios para evitar aglomerações, além dos cuidados básicos e regras impostam pela pandemia. Este ano, o evento esportivo será sediado por Rio do Sul, com a participação de mais de cinco mil atletas.
Competição que revela
Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) são a maior competição de esporte amador de Santa Catarina e uma das mais importantes e antigas do país. Ao longo de mais de 60 anos de existência, a competição já revelou inúmeros talentos como Gustavo Kuerten, o Guga (tênis), Luisa Matsuo (ginástica rítmica), Tiago Splitter (basquete), Ana Moser e Nathália Zílio (vôlei), Fabiana Beltrame (remo), Fernando Scherer, o Xuxa (natação), Ivan Mazziero, o Macarrão (handebol) entre tantos outros. As velocistas Tamires de Liz e Ana Cláudia Lemos, ambas atletas olímpicas, são dois dos últimos destaques.

JASC 2023 já começou: Bolão 16 abriu as competições
Os Jogos Aberto de Santa Catarina, edição de 2023 já está agitando os atletas e o município de Rio do Sul. A modalidade de Bolão 16 feminino agitou o Clube Ginástico Guairacás, na cidade de Timbó, com as disputas marcadas de 3 a 5 de novembro. Serão dez municípios divididos em dois grupos. São eles: na Chave A estão Blumenau, Pomerode, Indaial, Rio do Sul e Lebon Regis. Já na Chave B disputam os municípios de Florianópolis, Joinville, Caçador, Itajaí e Camboriú. No primeiro dia as equipe fazem o primeiro confronto dentro da mesma chave rodada inicial.
Neste sábado acontece, ainda com os confrontos dentro da chave, com os três adversários restantes.
1º campeão no domingo
O primeiro campeão da edição 62 dos Jogos Abertos de Santa Catarina será conhecido no domingo. O troféu em disputa será na modalidade de bolão 16 feminino. No entanto, o naipe masculino será no mesmo local, mas as partidas acontecem nos dias 11 e 12.
Além do Bolão 16, a cidade de Timbó também será a sede do atletismo. O local já estava definido mesmo antes das enchentes que assolaram Rio do Sul em outubro. Outras duas modalidades que começam antes dos Jasc são o remo (M e F) e o triatlon (M e F). O remo será na Raia Náutica em Florianópolis. Já o triatlon será na praia de Canasvieiras.
Confrontos do Bolão 16 no primeiro dia:
Indaial 1335 x 1216 Rio do Sul (chave A)
Joinville 1228 x 1005 Camboriú (chave B)
Pomerode 1141 x 911 Lebon Régis (chave A)
Caçador 1316 x 1483 Itajaí (chave B)
Blumenau 1440 x 1303 Rio do Sul (chave A)
Florianópolis 1410 x 1460 Itajaí (chave B)
