Publicado em CCEF
Escrito por

Escolar de Futebol de 15 a 17 anos tem nova data

A Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) informa que a etapa Estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF), após aprovação pelo Conselho Estadual de Esporte, sobre mudança de data. Assim, o novo período para a competição que envolvem jovens (no feminino e no masculino) de 15 a 17 anos será entre os dias 11 e 17 de dezembro no município de Xanxerê.

As alterações foram aprovadas durante a reunião do CED, e a decisão foi tomada após a análise do pedido feito pela prefeitura de Xanxerê, devido as mudanças nas programações dos Jogos Abertos. Para que nenhuma das competições e os atletas possam ter suas performances prejudicadas, as mudanças de datas foram ratificadas.

 

Publicado em CCEF
Escrito por

“Nosso trabalho é acompanhar os jovens no esporte e na vida”

O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF) já tem a sua história, tanto nas competições quanto na criação de fatos que os anos vão registrando. Uma delas vem da cidade de Biguaçu, município muito próximo da capital Florianópolis. E vem da Escola Incentivo que é muito ligada ao esporte e ao cuidado ‘familiar’. E quatro pessoas parte desta narrativa. A primeira é João Francisco Alcântara da Silva e sua esposa Marinete Vieira, proprietários da Escola Incentivo. Depois Paulo Ricardo de Faria e Ricardo de Faria, técnico e auxiliar da equipe, além de serem pai e filho.

Sobre a história da escola no campeonato escolar de futebol, o técnico Paulo Ricardo conta que a escola já tem tradição na competição. “Em 2003 foi o primeiro ano do projeto do colégio nesta competição. Já no ano seguinte montamos um projeto e começamos a reforçar a equipe. Em 2005 conquistamos o nosso primeiro título estadual, e depois vieram novos títulos em 2016, 2019 e 2022”, lembrou.

“Desde a criação do projeto, aproximadamente sete atletas já foram atuar em clubes profissionais. Mas além desses meninos que se destacam no futebol ou que a gente coloca em clubes, é o CCEF que dá uma grande visibilidade. Mas nosso real objetivo é dar uma bolsa de estudos para esses garotos o que acreditamos ser o mais necessário para eles. Todos eles têm o sonho de ser jogador, mas nem todos possuem condições de chegar lá. Por isso é que acreditamos na bolsa de estudos oferecida, que vai até o 3º ano do segundo grau, desde que não sejam reprovados em nenhum ano”, explicou o técnico Ricardo.

Mas João Francisco, criador da escola, diz que há 34 anos é proprietário da Escola Incentivo, de Biguaçu. “Grande parte dos 20 anos que eu e minha esposa acompanhamos essa garotada, em apenas dois campeonatos não conseguimos a classificação. Além do trabalho feito com atletas de 11 a 14 anos, já iniciamos também o mesmo trabalho com os jovens da categoria sub 17. A Fesporte criou esta categoria há dois anos, e em ambos conseguimos a classificação para o estadual. Eu e a minha esposa já estamos acompanhando essa meninada nos campeonatos há bastante tempo, mas temos que destacar a ação da Fesporte em dar uma boa estrutura para as delegações. Principalmente a questão dos hotéis e alimentação”, destacou.

João Francisco e sua esposa fazem questão de acompanhar as competições, de forma aventureira. Juntos, viajando com o seu motorhome, faz questão de lembrar: “Quem está do outro lado, a essa valorização aos atletas, fica muito satisfeito. Digo isso, porque em anos anteriores, quando ainda era chamado de Moleque Bom de Bola, os alunos ficavam em escolas sem nenhuma estrutura para isso. Trazer esses jovens, tirando eles do conforto de seus lares, para dormir num colchão apenas, às vezes até molhado pelo próprio suor, é muito ruim. Sem falar da alimentação, pois eles não se sustentam com um café da manhã simples, um almoço e um jantar. Eles querem e precisam de mais. E nós trazíamos frutas, pães, leite e sucos, para complementar a alimentação deles. Sempre damos autonomia ao técnico Ricardo para comprar o que fosse necessário para eles, mas hoje já não é mais necessário e isso é digno de elogios pela valorização. Afinal esses são jogos para integralizar os jovens dos municípios, sem fazer com que eles sofram ou tenham necessidades. E hoje, sobre esse assunto, só temos que elogiar”.

E sobre uma mensagem para a juventude, João Francisco ainda disse: “Temos muitos alunos que são carentes. E o nosso objetivo é tirar esses jovens do ostracismo dando oportunidade a eles. Porque, a gente sabe, quando eles estão focados no esporte e nos estudos, não ficam pensando em drogas. Todos nós sabemos que esse problema está em qualquer lugar. E uma das nossas políticas dentro do colégio é a ‘participação em ajudar um aluno’, por que isso vale à pena. Financeiramente tem resultado? Confesso que não... mas nosso real objetivo é gerar oportunidades para esses jovens. A gente sabe que os que estão focados no esporte, não irá se perder na vida”, concluiu.

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Catarinense Escolar de Futebol entra na sua fase decisiva

A 30ª edição do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, de 11 a 14 anos, já tem as equipes classificadas para a 2ª fase da competição. Depois de três dias de bola rolando nas categorias femininas e masculinas e com muita chuva, o sol voltou à cidade de Criciúma. As 16 equipes disputam na vaga em partida única e apenas seguem para a etapa decisiva. A semifinal e a grande final de cada categoria serão disputadas no dia 6 de novembro. 

Este evento foi criado em 1992 e, desde então vem promovendo o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano, democrático e integral para adolescentes. É um evento promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com as prefeituras municipais.

Ele faz parte da série de eventos esportivos realizados pelo Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e com a parceria das prefeituras municipais. Nesta edição foram disponibilizados mais de R$ 700 mil reais pelo Governo SC, para hospedagem e alimentação de todas as delegações. Esta competição, além de trabalhar com os pilares de políticas de Esportes, ela também busca a promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

Confira os times classificados para a semifinal:

NO FEMININO

- EBM Almirante Barroso (Pomerode)

- EEB Padre Antônio Vieira (Anita Garibaldi)

- Cemeg (São José do Cedro)

- EEB João dos Santos Areão (Santa Rosa de Lima)

- Colégio Unesc (Criciúma)

- EEB Jurema Savi Milanez (Quilombo)

- EMEF Pe. Mathias Maria Stein (Graramirim)

- EEB Rudolfo Luzinna (Nova Erechim)

NO MASCULINO

- EEB São Migiel (São Miguel do Oeste)

- Colégio Santa Rosa de Lima (Lages)

- Colégio Salesiano (Itajaí) 

- Colégio Evangélico Jaraguá (Jaraguá do Sul)

- EEB Aleixo Dellagiustina (Ituporanga)

- Colégio Recriarte (Camboriú)

- Colégio Incentivo (Biguaçu)

- EEB Alinor Vieira Côrte (Papanduva)

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Chuva provoca mudança nos locais de competição do CCEF

A edição de 2023 do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol começa a entrar na sua reta final, e já indica as possíveis equipes classificadas para a segunda fase da competição. No entanto, a maior novidade recai nos locais de competição. Devido às fortes chuvas que assolam a região de Criciúma e comprometendo as condições dos gramados, foi realizada uma avaliação técnica com o objetivo de preservar os atletas. 

Assim, a Coordenação Geral da Etapa Estadual do CCEF resolveu alterar os locais de competição deste sábado, dia 4. Os jogos do campo da SATC, que seriam disputados pelo masculino, foram transferidos para o campo do Próspera – Dr. Mário Balsini. Já as partidas que estavam no Próspera, que seriam disputados pelo naipe feminino, foram transferidas para o Campo do bairro São Luiz. Outra mudança aconteceu nas partidas do Estádio do Metropol, que serão levadas para o campo da Mãe Luzia.

RESULTADOS DO DIA 03/11/2023 

FEMININO

- Col. Unesc (Criciúma) 4 x 2 EEB Rudolfo Luzinna (Nova Erechim)

- EEB Jurema Savi Milanez (Quilombo) 2 x 0 CEM Profª Maria de Lurdes/CAIC (Nacegantes)

- EMEF Pe. Mathias Maria Stein (Guaramirim) 0 x 0 Col. Dom Bosco (Rio do Sul)

- EEB Pe. Antônio Vieira (Anita Garibaldi) 1 x 1 Cemeg (São José do Cedro)

- Col. Unesc (Criciúma) 4 x 0 EM Alaberto Bordin (Jaborá)

- EM Rodolfo Dornbusch (Jaraguá do Sul) 0 x 0 EM Alberto Bordin (Jaborá)

- EEB São Luiz (União do Oeste) O X W EEB Luiz Davet (Major Vieira)  

- CPM Feliciano Pires (Laguna) 0 X 3 EEB João dos Santos Areão (Santa Rosa do Sul) 

- EBM Almirante Barroso (Pomerode) 3 x 0 EEB Maura Senna (Pinheiro Preto

MASCULINO

- Col. Recriarte (Camboriú) 2 x 1 EEB Monsenhor F. Giesbert (Armazém) 

- EEB Rodrigues Alves (Saudades) 1 x 2 EEB Alinor Vieira Côrte (Papanduva) 

- EEB Aleixo Dellagiustina (Ituporanga) 2 x 2 EEB Deodoro (Concórdia) 

- Col. Salesiano (Itajaí) 1 x 0 EEB Raul Pompéia (Campo Erê) 

- Col. Incentivo (Biguaçu) 2 x 1 EEB Monsenhor F. Giesbert (Armazém) 

- EEB São Miguel (S.M. do Oeste) 0 x 0 Col. Evangélico (Jaraguá do Sul) 

- EBM Valentim Bernardi (Itá) 1 x 1 GEM Horizonte (Zortéa) 

- Col. SATC (Criciúma) 0 x 4 Col. Santa Rosa de Lima (Lages) 

- Col. Recriarte (Camboriú) 4 x 1 Col. Dehon (Tubarão) 

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Criciúma reúne os melhores do futebol escolar de SC

A 30ª edição do Campeonato Catarinense Escolar de Futebo, de 11 a 14 anos, já começou a sua fase decisiva. As 12 equipes campeãs de cada seletiva estão juntas para uma grande disputa, ao lado do representante do município sede (Criciúma) e os três times classificados em primeiro no ano passado. As 16 equipes nos naipes femininos e masculinos disputarão o título de melhor de Santa Catarina, na etapa estadual que irá até dia 6 de novembro. Esta competição é conhecida por revelar grandes talentos para o futebol catarinense e brasileiro, com nomes que chegaram a seleção como Douglas, Felipe Luiz, André Santos, Marquinhos Santos, entre tantos outros.

Nesta competição estarão reunidas as três melhores classificadas do ano passado no feminino foram a EEB São Luiz, de União do Oeste (1º), EMEF Pe. Mathias Maria Stein, de Guaramirim (2º), EBM Almirante Barroso, de Pomerode (3º), e a escola-sede é o Colégio Unesc, de Crciúma. Já no masculino foram o Colégio Incentivo, de Biguaçu (1º), Salesiano, de Itajaí (2º), e EBM Valentim Bernardi, de Itá e o colégio-sede é o SATC, de Criciúma.

Este é mais um trabalho efetivo do Governo do Estado, com a realização da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e a parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma junto com a FME. Todas as delegações estão em hotéis do município, com almoço e jantar em refeitório exclusivo. Foram mais de R$ 700 mil reais disponibilizados pelo Governo SC, para dar tranqüilidade e segurança às famílias e aos jovens que se deslocaram de suas cidades.

Este evento foi criado em 1992 e, desde então vem promovendo o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano, democrático e integral para adolescentes. É um evento promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com as prefeituras municipais.

RESULTADOS DO DIA 02/11/2023 – FEMININO

- EBM Almirante Barroso (Pomerode) 3 X 0 CPM Feliciano Pires (Laguna) 

- EEB Maura Senna (Pinheiro Preto) 1 X 1 EEB João dos Santos Areão (S. Rosa de Lima) 

- EM Rodolfo Dornbusch (Jaraguá do Sul) 0 X 1 EEB Rudolfo Luzinha (Nova Erechim)

- EMEF Pe. Mathias Mª Stein (Guaramirim) 2 X 0 EEB Jurema Savi Milanez (Quilombo) 

- Colégio D. Bosco (Rio do Sul) 1 X 1 CEM Profª Maria de Lurdes/CAIC (Navegantes)

- EEB São Luiz (União do Oeste) O X W EEB Pd. Antônio Vieira )Anita Garibaldi)

- EEB Luiz Davet (Major Vieira) 0 X 3 CEMEG (São José do Cedro)

 

RESULTADOS DO DIA 02/11/2023 – MASCULINO

- EBM Valentim Bernardi (Itá) 0 X 6 EEB São Miguel (S.M.Oeste)

- GEM Horizonte (Zortéa) 1 X 2 Colégio. Evangélico (Jaraguá do Sul)

- Colégio Incentivo (Biguaçu) 3 x 0 Colégio Dehon (Tubarão)

- EEB Aleixo Dellagiustina (Ituporanga) 2 x 1 EEB Rodriguesb Alves (Saudades)

 - EEB Deodoro (Concórdia) 0 X 2 EEB Alinor Vieira Côrte (Papanduva) 

- EEB Raul Pompéia (Campo Erê) 0 X 0 Col. Santa Rosa de Lima (Lages)

- Colégio Salesiano (Itajaí) 4 X 0 Colégio SATC (Criciúma)

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Catarinense Escolar de Futebol em momento decisivo

Acontecem durante todo o mês de outubro, as seletivas para o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol 11 a 14 anos em doze sedes: 1.São João do Oeste;  2.Saudades;  3.Ponte Serrada;  4.Peritiba;  5.Videira;  6.São Joaquim;  7.Pouso Redondo;  8.Timbó;  9.Canoinhas; 10.Blumenau;  11.Treze de Maio e 12.Armazém. 

Os doze campeões de cada seletiva se juntarão, ao representante do município sede e aos três primeiros colocados do ano passado. 

As 16 equipes no naipe feminino e masculino disputarão o título de melhor de Santa Catarina, na etapa estadual que acontecerá entre os dias 01 e 06 de novembro, em Criciúma.

O campeonato catarinense escolar de futebol foi criado em 1992 e tem como objetivo, promover o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano, democrático e integral de crianças e jovens.

É um evento promovido pelo Governo do Estado por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com as prefeituras municipais. 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 99683 5416 

Publicado em CCEF
Escrito por

Alteração de data CCEF 11-14 anos

ALTERAÇÃO DE DATAS - CCEF 11-14 anos

Informamos que houve uma alteração na data referente à realização da etapa estadual.

Período de realização da Fase Final:

01/11/2023 a 06/11/2023.

Publicado em CCEF
Escrito por

Fase final do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF) - 11 a 14 anos, têm novas datas

Esta mudança se fez necessária devido a troca de datas de realização da Olesc, que acontecerá em Florianópolis. Assim, para que não houvesse prejuízos para as partes envolvidas, a gerência decidiu modificar a realização do evento conforme ofício em anexo.

 

 

 

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Novo prazo para inscrição MBB 12-14 e 15-17 anos

Novo prazo para inscrição para equipes, alunos / atletas e dirigentes no Campeonato Catarinense Escolar de Futebol – Moleque Bom de Bola 11-14 e 15-17 anos.

  • Moleque Bom de Bola 12-14 anos

 

  • Moleque Bom de Bola 15-17 anos

Publicado em CCEF
Escrito por

Escolas Stª Terezinha e Vidal Ramos: campeãs do Moleque

O domingo, 27, foi de muita emoção em Videira, pois foi o dia em quem as escolas estaduais Santa Terezinha, de Brusque, no masculino, e Vidal Ramos, no feminino, sagraram-se campeãs estaduais da 1ª edição do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola,  faixa etária 15 a 17 anos. Este ano a competição reuniu duas faixas de idade:  a tradicional 12 a 14 anos, realizada em Luiz Alves, e agora a primeira edição 15 a 17 anos. As decisões tiveram como palco o Estádio Municipal Luiz Leoni, no bairro Alvorada.

A primeira decisão do dia foi entre as mulheres reunindo as escolas estaduais Vidal Ramos, de Concórdia, e Dr. Guilherme José Missen, de São Miguel do Oeste. Em campo as meninas de Concórdia mostraram superioridade técnica logo nos primeiros minutos da partida. Assim o placar de 5x0 refletiu bem o que foi o jogo.

Entre as atletas destaques para Ana Santos e Samanta Vicini, que marcaram dois gols cada, e ainda Cauane Salvi, que também deixou seu gol. Após o jogo muita festa das campeãs no pódio.

Atletas da Escola Santa Terezinha, de Brusque, comemoram o título no masculino (Foto: Pedro Schaitel/Divulgação)

Na disputa do terceiro lugar, a Escola Estadual Lourdes Lago, de Chapecó, goleou por 7x1 a Escola Estadual Frei Manoel Phillipi, de Imbuia, com gols de Thamara Silva (3), Danieli Rotava, Letícia Rigo, Maria Mocelin e Yasmim Lorenzeti.

Já na outra final, a masculina, o que se viu foi um equilíbrio técnico entre as escolas estaduais Santa Terezinha, de Brusque, e Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba. Mas por fim, o gol de Gabriel Vieira deu vitória de 1x0 e o título para os meninos de Brusque.

Pela disputa do terceiro lugar a Escola Estadual Raimundo Correa, de Seara, fez 3x0 na Escola Estadual, Bulcão Viana, de Praia Grande, com destaque para Yarley dos Santos, que fez dois gosl e Kauan Lisboa, que fechou o placar.

A etapa Estadual do Moleque Bom de Bola 15 a 17 anos é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Luiz Alves. A competição teve início dia 23 com a participação de cerca de 700 atletas divididos em  32 equipes, 16 no masculino e 16 no feminino. 

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Moleque Bom de Bola em Videira começa com goleadas

A primeira rodada da etapa estadual do 1º Campeonato Catarinense Escolar de Futebol - Moleque Bom de Bola, nesta quarta-feira, 13, foi bem movimentada em Videira. 16 jogos, incluindo masculino e feminino, movimentaram o primeiro dia de competição com destaque para duas goleadas.

No masculino a Escola Estadual Santa Teresinha, de Brusque, mostrou sua superioridade técnica em campo e fez 4x1 sobre a Escola Estadual Luiz Davet, de Major Vieira. 

Já no feminino o destaque do dia foi a goleada de 6x1 da Escola Estadual Vidal Ramos, de Concórdia, sobre as meninas da Escola Estadual Dr. Guilherme J. Missem, de São Miguel do Oeste. 

Mas a rodada não foi marcada apenas por goleadas, já que o equilíbrio entre competidores também esteve em campo. No masculino, por exemplo, o jogo entre Colégio Super Incentivo, de Biguaçu, e Escola Estadual Walter Fontana, de Concórdia, teve oito gols. Melhor para os biguaçuenses que venceram a partida por 5x3 no  Estádio da Aparecida.

Entre as mulheres o jogo mais equilibrado da primeira rodada marcou a vitória da Escola Estadual Frei Manoel Phillipi, de Imbuia, por 3x2, sobre as meninas da Escola Estadual Hélio Wasun, do município Sul Brasil.

As competições do Moleque Bom de Bola em Videira prosseguem até domingo, quando serão definidos os campeões. O campeonato é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Videira.

 

Publicado em CCEF
Escrito por

Moleque bom de Bola tem inicio nessa quarta-feira

Estadual  Escolar começa amanhã em Videira.

A bola vai rolar em Videira, à partir dessa quarta-feira(23), com os jogos da fase final do Campeonato Catarinense de futebol Escolar, o conhecido Moleque Bom de Bola. Serão 32 equipes, 16 no masculino e 16 no feminino. As equipes estão divididas em grupos de 4 equipes Participam do evento deste ano, cerca de 700 atletas, entre 15 e 17 anos de idade.

Cinco estádios da região de Videira foram selecionados para a disputa, programada para iniciar amanhã, 9h da manhã. Confira os jogos que abrem a manhã de futebol em Videira:

 Maculino

EEB Walter Fontana(Concórdia) x Colágio Incentivo(Biguaçu)

EEB SARA CASTELHANO KLEINKAUF(Guaraciaba) x EEB Raimundo Corrêa(Seara)

Feminino

EEB JOAO COLODEL(Turvo) X EEB SAO LUIZ(União do Oeste)

EEB ESTANISLAU SCHUMANN(Bela Vista do Toldo x  EEB DR OTTO FEUERSCHUETTE(Capivari de Baixo)

 

Mais informações, programação e tabela, você encontra no site: 

https://fesporte.digital.esp.br/jogos/84712601912819712/jesc-moleque-bom-de-bola-estadual-15-a-17-anos

 

Foto: Antônio Prado arquivo  Fesporte

Pagina 1 de 12