Nesta semana a comitiva da Fesporte esteve no município de Brusque que irá receber a etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), marcada para ocorrer entre os dias 21 de outubro a 1º de novembro. A Fesporte foi representada pelo presidente, Jeferson Batista, e pelo gerente de esportes de rendimento, Selvino Anderson Júnior. A agenda iniciou na Fundação Municipal de Esportes de Brusque para tratar detalhadamente questões técnicas das modalidades que estarão em disputa na etapa estadual.
As conversas envolveram ainda avaliações como a infraestrutura local, como escolas, ginásios, campos e áreas esportivas, garantindo que tudo esteja adequado para receber os jovens atletas de até 16 anos, correspondente ao regulamento da Olesc.
A direção da Fesporte esteve também no gabinete do prefeito de Brusque, André Vechi, que ressaltou a satisfação do município em voltar a receber uma etapa estadual do calendário oficial do calendário da Fesporte.
“Poder sediar a etapa estadual é algo que nos deixa muito feliz. Participei da Olesc como atleta durante a juventude e guardo com muito carinho essa época, os amigos que fiz na minha como esportista e ressalto também que é um evento importantíssimo na formação de jovens atletas que depois do processo de formação, conseguem nos representar muito bem em competições de categorias adulta”, explicou o prefeito.
Contexto histórico
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, ressaltou o contexto histórico de Brusque como sede, já que foi neste município que aconteceu a primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina no ano de 1960. “Conversa muito produtiva aqui no município de Brusque onde debatemos bastante com o prefeito, André Vechi, sobre as expectativas para realizar este grande evento. Brusque tem um contexto histórico muito grande com o esporte de Santa Catarina e estar aqui no memorial que fica na parte interna da Fundação Municipal de Esportes local foi um momento muito especial, pois a história dos Jogos Abertos de Santa Catarina se iniciaram por aqui e agora a edição de 2025 da Olesc também fará parte desta história”
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
TwitterEmailWhatsApp
Nesta quarta-feira (02), a Fesporte recebeu representantes do Ministério Público de Santa Catarina para uma produtiva conversa sobre o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT), apresentado pelos promotores Bianca Andrighetti Coelho e Geovane Tramontin
O Navit tem como objetivo atender de forma integral às vítimas de crimes cometidos com violência e grave ameaça, e a seus familiares, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde.
Na reunião desta manhã, o presidente Jeferson Batista, o assessor de gabinete, Cassiano Nunes Moreira e o chefe de gabinete, Flávio Pscheidt debateram com representantes do Ministério Público possibilidades para que o Navit esteja presente nos eventos da Fesporte apresentando seus ideiais e projetos buscando sempre a prevenção dos crimes.
Segurança e bem-estar dos atletas:
O objetivo do Navit no esporte é fortalecer um ambiente seguro e fundamental para que eles possam se desenvolver e competir sem medo de assédio como explica a promotora Bianca Andrighetti Coelho.
"Nós do Navit temos esse cuidado em prestar o atendimento para que se possa garantir de forma ampla as eventuais vítimas o acesso aos seus direitos. Deixar claro para atletas e paratletas que possam ser vítimas de abuso sexual, ou qualquer outro tipo de crime que o Navit é um programa onde serão acolhidos. Todo destaque dessa campanha que estamos fazendo é priorizando a prevenção e fazendo com que o esporte permaneça com essa imagem de um ambiente seguro e que faz parte da educação dos jovens" explica a promotora.
O esporte tem um impacto significativo na sociedade e promover a prevenção do assédio no esporte pode inspirar mudanças positivas em outras áreas da vida, servindo como um modelo de comportamento ético.
A prevenção do assédio também envolve educar atletas, treinadores e pessoal sobre o que constitui assédio e como agir se forem testemunhas ou vítimas.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Começa nesta terça-feira, 1º de abril, o embarque da delegação de Santa Catarina para a Gymnasiade 2025 que será realizada entre os dias 04 a 14 de abril na cidade de Zlatibor na Sérvia. Esta edição do evento que é considerado as Olimpíadas Mundiais Escolares, será realizado na categoria sub-15.
Santa Catarina integra a delegação brasileira que é coordenada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE) e estará presente nas competições das modalidades taekwondo, tênis de mesa, natação, badminton, karatê, atletismo, boxe, tiro com arco, e atletismo adaptado.
Representam o estado nas Olimpíadas Mundiais Escolares, 30 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes e chefes de delegação.
Na véspera do embarque para a Sérvia, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, reverenciou o trabalho em parceria entre Governo do Estado, Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE), além da importância da presença do Estado em mais um grande evento do esporte escolar mundial.
“Muito importante a participação dos atletas catarinenses, principalmente em eventos a nível mundial. Passo aqui para parabenizar a ida deles para Sérvia e desejar que tenham uma grande competição já que é muito importante para Santa Catarina ter essa representatividade fora do país. É uma competição importante do calendário e que torcemos para que eles consigam colocar em prática tudo que trabalharam na preparação para este evento internacional que será fundamental para o futuro de suas carreiras no esporte”, disse.
Todos os classificados para a Gymnasiade 2025, passaram pelo processo após se tornarem campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) que no ano de 2024 foi realizado em Blumenau na categoria 12 a 14 anos, avançando para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), realizados em Recife, além dos Jogos Sul-Americanos Escolares que foram realizados em Bucaramanga na Colômbia no último mês de dezembro.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte esteve representada pelo gerente de políticas públicas, Fabrício Vieira, na reunião realizada para definir ações e diretrizes voltadas a rota do Big Surf em Santa Catarina.
O encontro foi realizado na sexta-feira (28), na sede da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), e reuniu prefeitos, e secretários de turismo dos municípios envolvidos.
A rota do Big Surf em Santa Catarina engloba os municípios de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Tubarão, e conecta destinos reconhecidos por suas ondas desafiadoras e pelo cenário propício à prática do surfe, atraindo atletas e turistas de diversas partes do mundo.
No ano de 2024, Santa Catarina entrou para a história do surf de ondas grandes no Brasil após ser palco do primeiro campeonato brasileiro da modalidade que foi realizado na Praia do Cardoso em Laguna no mês de julho.
A reunião na Amurel contou também com a participação da Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), fundamental no fortalecimento do Big-Surf no projeto que visa consolidar a modalidade também como uma potência turística no estado como explica o gerente de políticas públicas de Fesporte, Fabrício Vieira.
"Muito mais que a organização de competições aqui no estado, a rota do big surf em Santa Catarina tem um forte apelo turístico. Em um roteiro que envolve cinco municípios bastante identificados com o surf que são Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Tubarão, o legado que eventos do gênero pode deixar para a região é imenso. No ano passado a Fesporte teve a honra de ser patrocinadora máster do evento e estamos trabalhando para que neste ano e nos próximos o nosso estado receba cada vez mais competições , fomentando assim o turismo e o esporte" explica.
O Movimento Big Wave Brasil (BWB), idealizador das competições conta com diversos projetos que visam fomentar o esporte, atrair investimentos e incentivar a prática do esporte na região.
Também participaram da reunião prautoridades dos municípios que integram a rota do big surf no estado como Preto Crippa, prefeito de Laguna e Marcos Soratto, prefeito de Tubarão.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), foi tema da palestra do presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista e do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), Renan Pirath, durante o Seminário de Gestão Esportiva realizado nos dias 27 e 28 de março na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A apresentação iniciou com a fala de Renan Pirath que detalhou o decreto que regulamenta o Programa de Incentivo ao Esporte, reforçando a importância da somatória do valor de até R$ 75 milhões anuais que se somará ao orçamento da Fesporte, hoje calculado em R$ 60 milhões.
Os números mostram que no ano de 2025, o esporte de Santa Catarina ficará ainda mais estruturado financeiramente, podendo assim atender várias áreas como esporte educacional, esporte de alto rendimento, paradesporto, esporte de participação, organização de eventos, entre outros.
“O Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) tem potencial para revolucionar o esporte de Santa Catarina. A Fesporte está trabalhando fortemente no programa, em fazer os editais bem redondo, de fácil acesso para as instituições que poderão cadastrar os seus projetos e certamente será um sucesso” afirmou Renan Pirath.
O presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, destacou que o primeiro edital do Programa Incentivo ao Esporte (PIE) deverá ser lançado no mês de abril.
“O PIE será um marco para o esporte de Santa Catarina e está sendo muito esperado pela comunidade esportiva. Este programa virá para fomentar ainda mais o esporte e estamos muito otimistas em poder atender todas as alas do esporte desde o educacional, até o alto rendimento, entre algumas outras. Vamos lançar o primeiro edital no mês de abril e em seguida já trabalhar nos próximos” explicou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Começou hoje na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o 1o Seminário de Gestão Esportiva para gestores e técnicos esportivos. A Fesporte participa do evento na presença do presidente Jeferson Ramos Batista, e também com diversos colaboradores e integradores esportivos da casa que se reúnem na capital catarinense para um ciclo de debates.
A programação iniciou na manhã desta quinta-feira (27), com a abertura oficial do evento e homenagem para Marquinhos Xavier, técnico catarinense nascido em Lages e que no ano de 2024 fez história ao comandar a seleção brasileira no título do campeonato mundial de futsal.
O encontro é uma proposição do deputado-estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Krelling, por meio da Comissão de Esporte e Lazer, reunindo cerca de 500 participantes de diversas regiões do estado.
Presidente da Fesporte palestra nesta sexta-feira (28)
Dentro da programação do evento, algumas palestras já aconteceram na manhã desta quinta-feira (27), como "Aposta Responsável e Integridade no Esporte" com Guilherme Buso, Planejamento do Comitê Olímpico Brasileiro para o ciclo de Los Angeles 2028 com Marcelo Vido e investimentos nos esportes eletrônicos com Carlos Gama.
Nesta sexta-feira (28), a programação do evento conta com a palestra do presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista.
"Um grande evento que reúne muitos nomes do esporte de Santa Catarina e aproveito para reverenciar a presença da Fesporte por aqui. Uma oportunidade para capacitar ainda mais nossos colaboradores e integradores esportivos em uma programação recheada de palestras com muito conteúdo na área esportiva. Viemos conversando bastante com as demais entidades sobre a importância da integração do sistema esportivo do estado e este seminário é uma excelente oportunidade para avançarmos ainda mais neste sentido" explicou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994