O ciclista catarinense de Rio do Sul, Lucas Borba participou, no último domingo (15), da 22ª edição do Red Bull Valparaíso Cerro Abajo, no Chile.
Considerada a prova de downhill urbano mais extrema do planeta, a edição de 2026 reuniu os 34 melhores pilotos do mundo em um traçado de 1,6 km marcado por degraus íngremes e obstáculos artificiais desafiadores.
Lukinhas, que foi o primeiro brasileiro a vencer a competição em 2024, entrou na pista como um dos grandes favoritos. Em uma disputa decidida por milésimos de segundo, a vitória ficou com o colombiano Sebastián Holguín.
"A prova de Valparaíso é sempre clássica. Para nós é a prova mais extrema do globo e mal comparando com a Fórmula 1 é semelhante ao Grande Prêmio de Mônaco. Tenho uma identificação muito grande com essa etapa porque fui o primeiro brasileiro a me tornar campeão em 2024, além de somar outros dois pódios em etapas recentes" celebrou o atleta.
Incentivo do governo de Santa Catarina ao esporte
"É sempre uma honra muito grande estar representando Santa Catarina porque é um estado referência no esporte na questão esportivas, auxílio para os atletas, realização de eventos e muitos outros benefícios. Em 2027 tem mais e estaremos novamente lá brigando pelo topo do pódio" complementou o ciclista que integrou o Programa Bolsa Atleta no ano de 2025.
Histórico
O Red Bull Valparaíso Cerro Abajo (VCA) é amplamente considerado a prova de downhill urbano mais icônica e desafiadora do planeta. Realizada nas colinas íngremes de Valparaíso, no Chile, a competição transforma as escadarias estreitas, becos e telhados da cidade em uma pista de obstáculos em alta velocidade.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O skate brasileiro tem presença cada vez mais forte no estado de Santa Catarina. Na última convocação oficial da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), o estado de reafirmou sua posição como o maior celeiro de talentos do país, garantindo nove atletas entre os selecionados para representar o Brasil nas competições internacionais.
O domínio não é por acaso. Com uma infraestrutura de pistas que é referência nacional e uma cultura enraizada, o estado conseguiu distribuir seus representantes entre as principais modalidades olímpicas: Park (sete convocações) e Street (duas convocações nas categorias de base).
Integram as seleções brasileiras de skate os seguintes atletas: Pedro Barros, Pedro Carvalho, Kalani Konig, Vicente Rigobello, Nicolas Falcão, Yndiara Asp e Isadora Pacheco, todos esses nomes na categoria park.
Já na categoria street júnior, foram convocadas para a seleção brasileira de skate as atletas Bia Godoi e Eloiza Alves.
Próximos compromissos
As seleções brasileiras de skate tem alguns compromissos nos próximos meses como o campeonato mundial que acontece em São Paulo, e Street League Skateboarding (SLS) – Championship Tour, agendada para a cidade de Los Angeles nos Estados Unidos no mês de abril.
Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Alguns dos atletas convocados como Nicolas Falcão, tiveram passagem pelos Joguinhos Abertos de Santa Catarina já que a modalidade está presente no quadro da etapa estadual desde 2023.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destacou as convocações citando também a presença do evento no desenvolvimento da modalidade.
"Ver o skate catarinense ocupando um espaço tão expressivo na Seleção Brasileira é a prova de que o nosso estado é, hoje, o grande celeiro de talentos do país. Cada convocado carrega não apenas o seu mérito individual, mas a força de uma cultura esportiva que respiramos em Santa Catarina. É um orgulho ver nossas pistas produzindo protagonistas que levarão a nossa bandeira para o mundo." afirmou
"Os Joguinhos Abertos desde que recebeu o skate pela primeira vez tem sido um sucesso e esperamos que essa evolução permaneça constantemente revelando e fazendo com que esses nomes representem o nosso estado pelo mundo" complementou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
Telefone: (48) 99190-9994
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Fesporte divulgou nesta sexta-feira (14), a programação completa do 1o Encontro do Sistema Esportivo Catarinense.
O evento inédito busca reunir dirigentes, gestores municipais, federações e profissionais da área para debater o futuro das competições e o fomento às práticas esportivas em Santa Catarina.
Também participam da organização do 1º Encontro do Sistema Esportivo Catarinense, o Conselho Estadual de Esporte (CED), Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (Afesc) e Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC).
O evento é exclusivo para capacitação de gestores municipais e federações esportivas de Santa Catarina.
Confira a programação completa.


A Fesporte realizou, nesta quarta-feira (11), uma reunião técnica com representantes das federações esportivas catarinenses.
O encontro teve como objetivo principal apresentar, de forma clara e técnica, os procedimentos e as diretrizes para a prestação de contas dos recursos públicos repassados pelo Governo do Estado por meio dos termos de fomento.
Durante a reunião, a Fesporte orientou os dirigentes sobre a documentação necessária, prazos e as novas normas de transparência.
A iniciativa visa dar mais agilidade aos processos e garantir segurança jurídica tanto para o Estado quanto para as entidades parceiras.
As federações fazem parte do sistema esportivo catarinense contribuindo tecnicamente na execução dos eventos do calendário oficial.
O papel da Fesporte é ser um facilitador para as federações. e ao alinharmos a forma como os recursos são geridos e comprovados, garantimos que o fomento chegue na ponta com eficiência, beneficiando diretamente os atletas e o desenvolvimento das modalidades em Santa Catarina.
O evento contou com a participação do presidente da Fesporte, Jeferson Batista, o chefe de gabinete Hudson Barboza Matos, o assessor de gabinete, Cassiano Nunes Moreira e do presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED), Alexandre Beck Monguilhott que presidente também a Federação Aquática de Santa Catarina.
"A Fesporte e as federações caminham juntas. Entendemos que a prestação de contas é um processo técnico complexo, por isso abrimos nossas portas para sanar dúvidas e alinhar procedimentos. Queremos que os gestores esportivos se sintam seguros e capacitados para realizar suas atividades, sabendo que o suporte técnico da Fesporte está à disposição. Quando a prestação de contas é bem feita, o esporte catarinense ganha agilidade e novos investimentos podem ser realizados com mais rapidez." explicou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Representando o setor de prestação de contas da Fesporte participaram as servidoras Camila Isabel Silveira, Amanda Maria de Souza Gomes, Débora Bottega, Danielly Silva, Danieli Mariano e Tássia Liane de Almeida de Moura.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
Telefone (48) 99190-9994
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Fesporte parabeniza a Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) pelo aniversário de 82 anos de fundação, celebrados nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro de 2026
A FCDU é uma instituição que mantém uma trajetória sólida e vital para o desenvolvimento social e esportivo do estado por tanto tempo.
Desde sua criação, a FCDU tem sido o elo essencial entre o ambiente acadêmico e as arenas de competição, permitindo que milhares de catarinenses conciliassem a educação superior com o alto rendimento.
Celebrar esses 82 anos é reconhecer o esforço de gerações de dirigentes, técnicos e atletas que fizeram de Santa Catarina uma potência no desporto universitário nacional.
A Fesporte se orgulha de caminhar ao lado da FCDU e reafirma seu compromisso de parceria para os próximos desafios.
"Celebrar os 82 anos da FCDU é reconhecer uma das trajetórias mais sólidas e respeitadas do nosso esporte. A Federação é um pilar fundamental para Santa Catarina, pois permite que o talento do jovem atleta encontre suporte no ambiente acadêmico. Em nome da Fesporte, parabenizo toda a diretoria e os atletas universitários que, há mais de oito décadas, elevam o nome do nosso estado em competições nacionais e internacionais." afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
O presidente da Federação Catarinense do Desporto Escolar, Manoel Obdulio Rebelo, também reverenciou a história da entidade.
“Celebrar os 82 anos da FCDU é reconhecer o trabalho coletivo de dirigentes, atletas, instituições de ensino superior e do Governo do Estado, que acreditam no esporte universitário como ferramenta de formação e transformação. Seguimos comprometidos em fortalecer ainda mais essa história”, destacou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
Telefone: (48) 99190-9994
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Os atletas catarinenses Rangel Luan e Rudolph Hackbarth, representaram o estado na Copa América de Handebol Masculino e que terminou com o vice-campeonato da seleção brasileira.
O torneio foi realizado em Assunção no Paraguai no mês de janeiro e reuniu seis seleções do continente.
A seleção brasileira venceu todas as quatro partidas do hexagonal continental até chegar a decisão diante da Argentina. Os adversários foram Paraguai (40x18), Uruguai (33x25), Chile (34x21) e Peru (64x14).
Nesta partida final, uma derrota por apenas um gol de diferença (25x26), deu o título para o adversário.
O goleiro Rangel Luan é natural do município de Seara e Rudolph Hackbarth do município de Blumenau. Os dois somam grande experiência no handebol internacional defendendo o Benfica de Portugal no caso de Luan e Rk Eurofarma Pelister da Macedônia como com Rudolph.
Pela seleção brasileira, participaram do bicampeonato sul-americano (2002 e 2024) até a citada medalha de prata.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
Telefone: (48) 99190-9994
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.