Prado

O boletim do congresso técnico com a composição das chaves das modalidades coletivas e os locais de competições da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) que ocorrerão em Videira já está disponível no site da Fesporte. Clique aqui e confira. A competição ocorrerá de 23 a 30 de junho, com a participação de 3.364 alunos de 15 a 17 anos.

A promoção é do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Videira e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (ADRs).  

Em entrevista à Radio CBN (programa Notícia da Manhã), na segunda-feira, 18, a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, criticou a Medida Provisória 841 do Governo Federal que transfere parte dos recursos arrecadados pelas loterias federais do esporte e cultura para a segurança pública. Segundo ela, cerca de R$ 400 mil a R$ 500 mil mensais deixarão de ser repassados para a Fesporte.

A Fesporte, que em 2018, completa 25 anos de atuação em Santa Catarina, promove, mediante estes recursos - juntamente com o Governo do Estado de Santa Catarina - mais de 300 eventos anuais, em praticamente todos os municípios catarinenses. Em 2017, por exemplo, foram atendidos mais de 230 mil atletas entre 12 e 60 anos pelos eventos da Fesporte.

Para a presidente o equívoco está em tirar recursos em áreas que previnem, que retirem jovens da marginalidade e incluem socialmente. “Esporte e cultura são complementos à educação”, enfatizou Natália.

Em nota oficial divulgada nas redes sociais da Fesporte a dirigente destacou que se a Medida Provisória 841, for aprovada, irá trazer danos irreparáveis ao esporte brasileiro e, por consequência, ao esporte catarinense. 

 “Investir em segurança, na atual conjuntura do país, é importante. Contudo, retirar recursos dos diferentes segmentos esportivos é, à médio prazo, trazer prejuízos imensuráveis à sociedade”, enfatiza.  

Para Natália Petry é preciso fazer reflexão diante de uma decisão tão séria, que pode trazer, em um curto período de tempo, mais problemas para o país. “E, sem sombra de dúvidas, o esporte, aliado com a educação, é o caminho para um futuro mais próspero".

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Rena Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Mais de 400 atletas participam a partir desta segunda-feira (18), em Água Doce, da etapa microrregional da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O evento, que vai até domingo, 24, é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A competição reúne representantes de 10 municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Joaçaba, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita. Em disputa as modalidades de bocha, bolão 23, futsal e voleibol.

Os jogos iniciam na noite desta segunda-feira (18) com o futsal, no Ginásio de Esportes Municipal Valter Roque Cavalet. A bocha será disputada a partir de quinta-feira (21), na Cancha de Bocha do Alemão. Já o bolão 23 será no Clube Sertanejo, na terça-feira (19). E o voleibol no sábado (23), no Ginásio Valter Roque Cavalet. 

De acordo com Carlos Hack, coordenador geral dos jogos, de cada modalidade, no masculino e feminino, duas equipes se classificam para a etapa seletiva dos Jasc, que será realizada em Concórdia, em agosto. Já a fase estadual do maior evento esportivo de Santa Catarina acontece de 6 a 16 de setembro, em Caçador.

 Futsal masculino (18 a 24 de junho, Ginásio Valter Roque Cavalet) – Joaçaba, Vargem Bonita, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Capinzal, Catanduvas, Água Doce e Luzerna.

Futsal feminino (18 a 24 de junho, Ginásio Valter Roque Cavalet) - Herval d’ Oeste, Vargem Bonita, Água Doce, Catanduvas e Joaçaba.

Bolão 23 masculino (19 de junho, Clube Sertanejo) – Herval d’ Oeste, Catanduvas e Joaçaba.

Bocha masculino (21 a 24 de junho, Cancha de Bocha do Alemão) – Ouro, Luzerna, Treze Tílias, Herval d’ Oeste, Capinzal, Vargem Bonita, Água Doce, Joaçaba e Catanduvas.

Bocha feminino (21 a 24 de junho, Cancha de Bocha do Alemão) - Capinzal, Vargem Bonita, Luzerna e Água Doce.

Voleibol masculino (23 de junho, Ginásio Valter Roque Cavalet) – Joaçaba, Água Doce e Catanduvas.

Texto: Mayelle Hall (ADR Joaçaba)

 

Assista como foi o congresso técnico da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos. Transmissão foi nesta segunda-feira, dia 18, direto da sede da Fesporte em Florianópolis. Veja também pelo Facebook Clique Aqui

 

A coordenação do Festival Escolar Dança Catarina definiu os municípios sedes em que ocorrerão as etapas microrregionais e regionais da competição em 2018. Segundo a coordenadora do Festival, a coreógrafa Mapi Cravo, as datas das microrregionais ainda estão sendo fechadas juntamente com os integradores educacionais das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). “Assim que definirmos as datas divulgaremos no site da Fesporte”, esclarece Mapi.

As inscrições gratuitas para o Festival já estão abertas e as escolas que queiram participar do Festival precisa baixar o regulamento e ficha de inscrição no site da Fesporte (www.fesporte.sc.gov. br).  Clique aqui e baixe a ficha de inscriçãoClique aqui e baixe o regulamento

 Em seguida preencha a ficha e envie para o integrador educacional de sua Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) com cópia para a Fesporte (  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho nas categorias: mirim, infantil e juvenil nas modalidades: dança livre, popular e folclórica.

Mais informações: 48- 3665-6152 e clique aqui

Confira o cronograma

1ª Etapa -  Sede: SÃO MIGUEL DO OESTE

1ª ADR – São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba e Paraíso; 

29ª ADR – Dionísio Cerqueira, Anchieta, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro; 

30ª ADR – Itapiranga, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis; 

2ª Etapa – Sede: SAUDADES

28ª ADR – Palmitos, Águas de Chapecó, Caibí, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Riqueza e São Carlos; 

2ª ADR – Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Saudades, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos;

3ª Etapa – Sede: QUILOMBO

3ª ADR – São Lourenço D’Oeste, Campo Erê, São Bernardino, Coronel Martins, Galvão; Jupiá e Novo Horizonte;

31ª ADR – Quilombo, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste; 

4ª Etapa – Sede: A DEFINIR

5ª ADR – Xanxerê, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal do Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão e Xaxim; 

4ª ADR – Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre; 

5ª Etapa – Sede: CONCÓRDIA

6ª ADR – Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castelo Branco; 

6ª Etapa – Sede: XAVANTINA

32ª ADR – Seara, Arvoredo, Arabutã, Ipumirim, Lindóia do Sul, Itá, Paial e Xavantina; 

7ª Etapa – Sede: CAÇADOR

7ª ADR – Joaçaba, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita; 

9ª ADR – Videira, Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso e Tangará; 

10ª ADR – Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande; 

8ª Etapa – Sede: VARGEM

8ª ADR - Campos Novos, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa; 

11ª ADR – Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul; 

9ª Etapa – Sede: SÃO JOAQUIM

26ª ADR – Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito; 

27ª ADR – São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema; 

10ª Etapa – Sede: SALETE

12ª ADR – Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Laurentino, Rio do Oeste e Trombudo Central; 

33ª ADR – Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete e Santa Terezinha; 

11ª Etapa – Sede: ITUPORANGA

13ª ADR – Ituporanga, Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos; 

12ª Etapa – Sede: PRESIDENTE GETÚLIO

14ª ADR – Ibirama, Apiúna, Dona Emma, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meirelles e Witmarsum; 

13ª Etapa – Sede: INDAIAL

15ª ADR – Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode; 

34ª ADR – Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio; 

14ª Etapa – Sede: SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

22ª ADR – Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú; 

23ª ADR – Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder; 

15ª Etapa – Sede: IRINEÓPOLIS

24ª ADR – Mafra, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul; 

25ª ADR – Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras; 

16ª Etapa –  Sede: CAMBORIÚ

16ª ADR – Brusque, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas; 

17ª ADR – Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo; 

17ª Etapa – Sede: GOVERNADOR CELSO RAMOS

Grande Florianópolis – São José, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara; 

18ª Etapa – Sede: LAGUNA

18ª ADR – Laguna, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Paulo Lopes e Pescaria Brava; 

19ª Etapa – Sede: TREZE DE MAIO

19ª ADR – Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio; 

35ª ADR – Braço do Norte, Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho; 

20ª Etapa – Sede: LAURO MULLER

20ª ADR – Balneário Rincão, Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga; 

21ª ADR – Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.

REGIONAIS:

REGIONAL OESTE - XANXERÊ

13 e 14 de OUTUBRO

REGIONAL CENTRO-OESTE - CAÇADOR

24 a 25 de novembro.

REGIONAL LESTE-NORTE - GASPAR

20 a 21 de outubro.

REGIONAL SUL - BALNEÁRIO CAMBORIÚ

17 a 18 de novembro.

 

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, esteve no início desta semana com a secretária estadual de Educação (SED), Simone Schramm. Na pauta, a parceria da SED com a Fesporte e Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer (SOL) nos eventos esportivos organizados pela Fesporte.

O encontro teve a participação do secretário da SOL  Tufi Michreff e o deputado estadual Carlos Chiodini. Entre as autoridades, discutiu-se a retomada da estrutura organizacional dos 36 integradores com a Fesporte. Antes o integrador esportivo estava dentro da estrutura da Fesporte fazendo o esporte de base no município. 

Em janeiro de 2017, uma reestruturação na Secretaria de Educação o transformou em Integrador Educacional, com isso o profissional deixou de trabalhar quase que exclusivamente com os eventos da Fesporte para organizar também outras ações da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) a que estava vinculado.

 “Com o acúmulo de atividades do integrador muitas das nossas ações esportivas foram prejudicadas. Agora queremos retomar a estrutura anterior e a secretária de Educação Simone e o secretário Tufi estão sensíveis à proposta, e acho que podemos avançar neste quesito, ressaltando que defendemos também que o integrador esportivo trabalhe sempre em conjunto com o professor de educação física nas escolas.”, revelou a presidente da Fesporte, Natália Petry.

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Rena Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

Pagina 1 de 184