Sub-categorias
Nunca é tarde para começar no esporte
Carlos descobriu o jiu-jítsu aos 50 anos, um momento em que muitas pessoas pensam em desacelerar o ritmo de vida. Mas ele decidiu dar uma chance ao esporte, motivado pelo desejo de se manter ativo e aprender algo novo.
Com dedicação, disciplina e muita determinação, o atleta de São José começou a treinar regularmente, enfrentando os desafios de iniciar uma nova modalidade na fase mais avançada da vida.
Ao longo dos anos, Carlos evoluiu rapidamente, conquistando respeito e admiração na comunidade do jiu-jítsu. Sua perseverança o levou a alcançar a faixa preta, uma das maiores conquistas na carreira de qualquer praticante da modalidade.
Sua história se tornou uma inspiração para muitos, mostrando que nunca é tarde para começar e que com esforço é possível alcançar grandes feitos.
"Eu conheci o jiu-jítsu com 50 anos após o convite de um amigo e no início não sabia muito sobre a modalidade. Passei a treinar com frequência neste esporte, evoluindo consideravelmente até chegar a faixa preta e hoje me tornar professor da modalidade" explica o atleta.
Anos após conquistar sua faixa preta, Carlos participou do Campeonato Brasileiro de jiu-jítsu que foi realizado em Barueri (SP), no mês último mês de abril. Superando as expectativas, ele venceu o torneio na sua categoria, celebrando não apenas o título, mas também a realização de um sonho que parecia impossível há alguns anos atrás.
"Eu sou um cara emotivo e me emociono fácil. Poder competir o campeonato brasileiro de jiu-jítsu na véspera de completar 62 anos de idade e ainda por cima me sagrar campeão foi emocionante. Agradeço a Fesporte pelo convite de poder vim aqui hoje falar sobre a minha carreira e sobre essa conquista que ficará marcada para sempre na minha vida" complementa.
A trajetória de Carlos serve como exemplo de superação e prova de que o esporte pode ser uma fonte inesgotável de motivação e transformação pessoal, independentemente da idade.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Futuros eventos de handebol em Santa Catarina
Na manhã desta quinta-feira (15), o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, recebeu representantes do handebol catarinense e brasileiro para discutir possibilidades e eventos referentes a modalidade no estado.
Estiveram presentes, integrantes da equipe do Nacional Handebol, tradicional equipe que representa São José em competições da modalidade, representantes da Federação Catarinense de Handebol, capitaneado pelo presidente, Alziro Golfetto e representantes da Confederação Brasileira de Handebol.
A ideia é proporcionar ao estado de Santa Catarina ainda mais eventos ligados a modalidade, incluindo em futuros projetos a possibilidade da realização da Final Four da Liga Nacional.
A etapa reúne as quatro equipes que tiveram o melhor desempenho durante toda a competição e define o grande campeão da temporada.
O handebol catarinense é histórico no estado de Santa Catarina com grandes feitos nos últimos anos.
O presidente da Fesporte falou sobre os projetos apresentados pelas entidades nesta manhã, reforçando as portas abertas do estado para futuros eventos
"A ideia é trazer grandes eventos esportivos para Santa Catarina. E a Liga Nacional de Handebol trouxe a ideia de trazer a etapa final no mês de novembro aqui no estado, mais precisamente no município de São José que é o chamado Final Four. Foi uma conversa bastante produtiva já que caso isso se concretize, teremos grandes atletas e grandes equipes competindo aqui no estado" afirmou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Catarinense da GR brilha em Portugal
A atleta catarinense de ginástica rítmica, Ana Luisa Franceschi, participou da conquista de um resultado importante para o esporte brasileiro recentemente. Na disputa da etapa da copa do mundo de ginástica rítmica na cidade de Portimão em Portugal, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro na apresentação de conjuntos que foi sob a música "Evidências" na voz da dupla Chitãozinho e Xororó.
O cojunto brasileiro foi composto ainda pelas atletas Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Bárbara Galvão, Mariana Gonçalves, Maria Paula Caminha e a equipe finalizou a competição com a expressiva nota obtida de 26.150.
História
Natural de Joinville, Ana Franceschi é uma talentosa atleta de ginástica rítmica revelada por Santa Catarina e que disputa competições da Fesporte desde bastante nova quando, por exemplo, já brilhava como grande campeã individual geral da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
A história na ginástica se consolidou e no fim de 2024 a Ana participou e foi aprovada na seleção brasileira de ginástica rítmica.
Desde então, assim como as suas companheiras, a atleta reside em Aracaju, base da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), participando do ciclo que vai até aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
"Acabei de voltar da Copa do Mundo de Portugal onde foi a primeira vez na história onde o Brasil conquistou uma medalha no All-Around que é uma prova olímpica e estamos muito felizes. Essa competição marcou a estreia do Brasil no ciclo que vai até Los Angeles 2028. Foi também a minha estreia na seleção brasileira de conjuntos, já que eu e minhas companheiras trabalhamos muito para isso e agora vamos seguir com o com esse projeto que vai até o ano de 2028" celebrou a atleta.
Início
"Sempre me inspirei em ginastas brasileiras que disputavam as provas de conjunto e agradeço também a minha técnica que me corrigia quando necessário e nunca deixou de acreditar em mim" finalizou a ginasta.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Alimentação nos Jogos Escolares de Santa Catarina
Nas etapas microrregionais dos Jogos Escolares de Santa Catarina, a Fesporte concede toda a estrutura de alimentação para alunos, professores, árbitros e demais envolvidos nas competições.
Nesta quarta-feira, 14, de jogos na Arena Multiuso no município de São José, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, acompanhou de perto a estrutura montada para participantes da etapa que reúne instituições de ensino da grande Florianópolis.
No intervalo das competições do dia foi instalado na Arena a estrutura de alimentação para os competidores e a Fesporte destacou o quanto o fato mostra que o Governo de Santa Catarina acredita e investe no esporte escolar catarinense
“Os Jogos Escolares tem movimentado o nosso estado já que estamos realizando as etapas microrregionais nas duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). O governo estadual auxilia na alimentação dos atletas nas etapas microrregionais em uma parceria com os municípios e escolas que trazem os atletas para competir. Já na seletiva regional e etapa estadual, o Governo do Estado entra com todos os recursos auxiliando na parte do transporte e da alimentação. A atual gestão tem investido nessa questão do esporte escolar já há alguns anos e isso é muito importante”, explica o presidente da Fesporte.
A atleta de vôlei feminino, Lara Jonck Jesse, representante do EEB Gama Rosa do município de São Pedro de Alcântara, também falou sobre a estrutura oferecida pela Fesporte que favorece aos competidores do Jesc uma alimentação balanceada, fundamental no esporte de alto nível. “Isso é um ótimo estímulo para a alimentação dos atletas e favorece muito até mesmo alguns estudantes que não têm condições financeiras de bancar as suas alimentações todos os dias, comprando algo para comer. Lá na nossa escola a gente tem uma nutricionista que cuida então é fundamental ter essa alimentação balanceada para poder competir bem em alto nível e representar bem a nossa escola para chegar a tão sonhada etapa estadual”, disse.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Fesporte prepara eventos no oeste
A comitiva da Fesporte cumpre roteiro nesta semana pelo oeste do estado de Santa Catarina visitando municípios que serão sedes dos eventos do calendário oficial de 2025. Pela manhã, a agenda foi em Itapiranga que receberá a etapa estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF), na categoria 11 a 14 anos. A competição acontecerá no período de 16 a 20 de outubro.
"No ano de 2024 tivemos duas excelentes etapas do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol (CCEF) no oeste catarinense e retornar aqui este ano com nova edição deste evento é muito importante para a Fesporte. A história dessa competição está enraizada na Fesporte e o objetivo da visita foi alinhar com a prefeitura local diversas questões como logística, transporte, alojamento, alimentação e alinhamento com a prefeitura local" afirmou o gerente de esporte educacional da Fesporte, Lucimar Pereira Dias.
"O oeste do estado tem uma presença muito forte no esporte de Santa Catarina com os seus municípios historicamente recebendo os nossos eventos do calendário" complementou.
São Miguel do Oeste
Na segunda agenda do dia, a comitiva da Fesporte esteve em São Miguel do Oeste. No próximo mês de junho, o município recebe a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na categoria 15 a 17 anos.
"Estamos a pouco mais de um mês da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina e São Miguel do Oeste está muito bem preparada para receber o evento. Viemos de um sucesso absoluto nas etapas microrregionais que ainda estão acontecendo e a nossa principal missão é fazer com que o esporte escolar de Santa Catarina permaneça como um espelho e uma grande referência para todo o país. Obrigado a prefeitura de São Miguel do Oeste e no próximo mês retornaremos aqui celebrando este grande evento."
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Referência no vôlei brasileiro destaca o Jesc
O árbitro catarinense, Paulo Beal, é hoje um dos grandes nomes revelados pelo esporte de Santa Catarina e que se tornou um dos principais do país na modalidade voleibol. Recentemente, o profissional arbitrou nada menos que a sua 17a final de Superliga masculina de vôlei, a principal competição da modalidade no país.
Paulo é presença frequente nos eventos da Fesporte já há muitos anos e nesta semana trouxe a sua experiência nas etapas microrregionais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) nas competições que ocorreram no município de São José.
Durante os jogos da manhã desta quarta-feira (13), o experiente árbitro falou sobre a sua trajetória no vôlei catarinense e a importância de passar com toda a sua experiência o processo educativo para jovens do estado que disputam os Jogos Escolares de Santa Catarina 2025.
"Foi uma honra apitar a minha 17a final de Superliga masculina de vôlei e penso que essa minha trajetória no esporte é um exemplo claro de inspiração para árbitros mais jovens. Fazer com que eles acreditem que é possível alcançarem seus objetivos e chegar lá. Quem quer e quem se dedica alcança" celebra Paulo.
Jogos Escolares de Santa Catarina
"Durante os Jogos Escolares de Santa Catarina, nós temos mais que educar do que apitar. Precisamos ser um maestro dentro da quadra já que a gente sabe que todos eles sonham em chegar ao profissional e mesmo sabendo que isso não será possível para todos o objetivo maior é fazer com que o máximo possível de atletas alcance este objetivo. Posso falar por experiência própria com o que o aconteceu comigo, para alcançar os seus objetivos você tem que amar o esporte, amar o voleibol que as coisas tem chances ainda maiores de acontecer" complementa.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Números da Olimpíada Estudantil Catarinense 2025
A Fesporte celebra mais um grande sucesso nas inscrições de seus eventos que foram nas etapas microrregionais da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
Foram contabilizados durante o período de inscrições, um total de 188 municípios participantes, além de 8.109 atletas e 1.179 dirigentes.
A Olimpíada Estudantil Catarinense é a primeira competição do esporte de alto rendimento do calendário oficial da Fesporte e promovida para atletas de até 16 anos.
Segundo o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, o calendário esportivo catarinense vem cada vez mais atraindo participantes do estado, sejam elas nas competições escolares, competições de esporte de participação e agora no alto rendimento com a Olesc que repete o mesmo sucesso dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
“A Olesc tem uma posição fundamental no calendário da Fesporte. É a primeira competição de alto rendimento que os atletas do estado tem a oportunidade de participar e representar as suas cidades, projetando assim uma carreira nos eventos seguintes até o tão sonhado Jogos Abertos de Santa Catarina. Essa divisão do nosso calendário criando oportunidades de competições para todas as categorias desperta o interesse da comunidade esportiva de Santa Catarina e faz com que os nossos números permaneçam crescendo em 2025” explica.
A etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense 2025 acontece em Brusque.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Fórum Estadual de Formação Esportiva
Acontece no próximo dia 11 de junho na Arena Multiuso, em São José, o Fórum Nacional de Formação Esportiva.
O evento é realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e a Fesporte atua como entidade parceira na realização do fórum que irá contar com uma extensa programação.
Entre os nomes confirmados no Fórum Nacional de Formação Esportiva estão Lars Grael, embaixador do CBC, campeão mundial e medalhista olímpico de vela, Magic Paula, embaixadora do CBC e campeã mundial e medalhista olímpica de basquete, André Heller, campeão mundial e medalhista olímpico de vôlei e Emerson Appel, gerente de esportes e relações institucionais do CBC.
"Convido a todos os gestores e profissionais do esporte a participar de mais um encontro importante que tem como objetivo discutir as diretrizes do esporte catarinense e brasileiro. Penso que é uma oportunidade única para compartilhar ideias e ter a oportunidade de diálogo com grandes nomes da história do esporte brasileiro e que já confirmaram as suas presenças. O esporte discutido e debatido dentro e fora do campo de competição só tem de a crescer. Não perca essa oportunidade e participe " afirmou o presidente da Fesporte, Jeferson Batista.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Fesporte apoia o Festival Nacional de Xadrez
Iniciou na quinta-feira (08), em Florianópolis a etapa do Festival Nacional de Xadrez 2025.
A competição é direcionada para atletas de que atuam nas categorias até 14, 16 e 18 anos nos ritmos de xadrez standard, rápido e blitz. Segundo a organização do evento, o Festival Nacional de Xadrez reúne na capital do estado um total de 241 competidores.
O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) por meio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX) e apontará os campeões nacionais nas respectivas categorias, bem como os representantes oficiais do Brasil nos Campeonatos Mundiais, Pan-americano e Sul-americano.
O Festival Nacional de Xadrez também contribui para o intercâmbio e melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro, além de selecionar os melhores colocados para integrar o projeto de estudos e treinos avançados “Futuros Olímpicos”, da CBX.
A competição acontece no Hotel Canasvieiras In e segue até o próximo domingo (11).
"Florianópolis vem se tornando um dos importantes polos do xadrez nacional e internacional. Recentemente tivemos o Brazil Chess Series que reuniu atletas de muitos países e agora o Festival Nacional de Xadrez que fortalece a base do xadrez catarinense e brasileiro. A Fesporte como grande incentivadora do xadrez, tem total participação no desenvolvimento desta modalidade trabalhando ela em nossos eventos e também apoiando competições realizadas pelas respectivas federações" explicou o diretor de esportes da Fesporte, Aurélio Rocha dos Santos.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Congresso de Inteligência Esportiva em Curitiba
O presidente da Fesporte participou de encontro do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva, realizado na quarta-feira, 7, em Curitiba (PR). O objetivo do evento foi troca de ideias referente ao desenvolvimento de estratégias mais eficientes e fundamentadas para o esporte em Santa Catarina.
Essa colaboração permite que haja uma análise mais aprofundada sobre o cenário esportivo, identificando oportunidades, desafios e tendências, o que ajuda a tomar decisões mais inteligentes e alinhadas com as necessidades dos atletas, clubes e comunidades.
Além disso, essa parceria fortalece o esporte catarinense, promovendo inovação, planejamento e crescimento sustentável com os demais estados que marcaram presença no evento nacional. “A participação da Fesporte em debates que discutem a formação esportiva, permite que esteja alinhada com as tendências, boas práticas e inovações do setor, além de possibilitar a troca de experiências com outros profissionais e instituições”, explicou o presidente, Jeferson Batista .
Carta de intenção
Também no evento desta semana, a Fesporte assinou o termo de intenção em integrar o Monitoramento do Esporte Brasileiro: Informações e Indicadores, coordenado por este Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (UFPR), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq) e do Ministério do Esporte.
A participação da Fesporte visa contribuir diretamente com o processo de coleta, análise e disponibilização de dados no território catarinense, reforçando nosso compromisso com a transparência, a qualificação da política pública e a tomada de decisões baseadas em evidências.
“Preponderante para o desenvolvimento do nosso esporte a troca de informações com os demais estados do país. Participando deste monitoramento do esporte brasileiro com informações e indicadores, poderemos mostrar para todo o Brasil os excelentes números e projetos que vem acontecendo em nosso estado neste ano de 2025”, complementou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Agradecimento ao governador Jorginho Mello
Nas últimas semanas a Fesporte agradeceu o governador Jorginho Mello pelo apoio e incentivo ao esporte catarinense. O presidente Jeferson Batista entregou recentemente em mãos para o governador duas camisas de equipes que representam Santa Catarina em competições da modalidade futsal.
Primeiro, a entrega foi a das Leoas da Serra, com sede no município de Lages, e na manhã desta quinta-feira, 8, a entrega foi da camisa do Joaçaba Futsal. Duas equipes de destaque no cenário nacional.
"As entregas para o governador Jorginho Mello foram representadas por equipes do futsal. Porém, quero aproveitar a oportunidade para reforçar que este apoio vem ocorrendo em todo o esporte catarinense já que neste ano de 2025 chegaremos aos números de R$ 150 milhões de investimentos no esporte. É nos últimos anos na história do nosso estado, o governador que mais investiu no esporte. Um dos principais propósitos da Fesporte é criar oportunidades para a população catarinense e com um suporte neste sentido, cabe a nós trabalhar e crescer ainda mais em 2025", explicou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Fesporte realizou reunião com o TJD-SC
Durante a programação em São Bento do Sul, o presidente da Fesporte, Jeferson Batista, participou de reunião com auditores do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), presidido atualmente por Renan Pirath.
A Fesporte apresentou em números projetos que estão em andamento neste ano de 2025, como o calendário oficial de que teve um grande acréscimo no número de inscritos nos eventos que já se iniciaram até este mês de maio.
Jeferson Batista ainda destacou que uma comunicação clara e eficiente entre Fesporte e TJD/SC assegura que atletas, clubes e federações compreendam e confiem nos processos disciplinares, reduzindo conflitos e insegurança.
O presidente do TJD/SC, Renan Pirath, também destacou a importância da reunião.
"Foi uma honra receber o presidente da FESPORTE, Jeferson Ramos Batista, na sala de sessões de julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), durante os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), em São Bento do Sul/SC. Sua presença simboliza o reconhecimento da importância da Justiça Desportiva no cenário esportivo catarinense e reforça a parceria institucional entre a Fesporte e o Tribunal, entidades que compõem o Sistema Esportivo Estadual.
Na oportunidade, foram apresentados pela Fesporte aos membros da Justiça Desportiva os principais projetos e ações desenvolvidas no ano de 2025, que demonstram o cuidado, zelo e dedicação que a equipe do Presidente Jeferson tem trabalhado. De igual modo, tivemos a chance de compartilhar informações sobre a atuação do TJD/SC, seu funcionamento e os desafios enfrentados na promoção da disciplina e da ética nas competições.
“Em 2024, o TJD/SC julgou 831 processos, sendo 662 relativos a eventos promovidos pela Fesporte e 169 oriundos de convênios com outras entidades. Já em 2025, até o momento, contabilizamos 167 processos — 143 da Fesporte e 24 dos convênios. Nos JASTI, o TJD encerrou seus trabalhos julgando 52 processos desportivos. Esses números demonstram a relevância do Tribunal como instância de garantia da legalidade e do respeito às normas desportivas em nosso estado”
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994