Publicado em Geral
Escrito por

Municípios ganham novos prazos para sediar competições da Fesporte

Cenários e uma diversidade de fatores, quer pelas circunstâncias ocasionadas pela pandemia, mas elaborada principalmente dada a necessidade de uma padronização baseada em prazos. É assim que está fundamentada a Resolução Nº 23/2021 editada pelo Conselho Estadual de Esporte (CED-SC) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 23. 

O documento regulamenta o processo de escolha dos municípios candidatos à sede das etapas estaduais das competições do calendário oficial da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A “cartilha”, contendo padronizações para cada situação ou competição específica, passa, preliminarmente pelo pedido do município por meio de ofício encaminhado à Fesporte no período de 1º de junho a 31 de julho de cada ano.

Junto com o ofício, o município candidato terá que apresentar o caderno de encargos devidamente preenchido, o plano de trabalho para a realização do evento, o quantitativo de vagas na rede hoteleira que atendam as especificações dispostas nas licitações atuais da Fesporte, bem como outros documentos que julgar importantes para o pleito. 

O município que se candidatar a sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) terá, obrigatoriamente, que assim o fazer com dois anos de antecedência e comprometido a sediar os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) do ano seguinte. 

O Artigo 5º da Resolução, destaca que em 2021, devido a Pandemia, os eventos que ainda não tenham sede definida pelo CED-SC poderão ser requeridos pelos municípios à Fesporte até o dia 15 de dezembro de 2021 que terá prazo até o dia 15 de fevereiro  de 2022 para encaminhar os processos para análise e sua respectiva homologação.

“Atendendo a uma demanda e a excepcionalidade que vivenciamos, o CED trabalhou na resolução para oportunizar chances para todos, indistintamente”, comentou o presidente do CED-SC Renan Moresco Pirath. Ele lembrou que ficou evidenciado nos últimos meses um grande interesse dos municípios em sediar eventos da Fesporte, porém os pedidos chegaram de maneira informal.

Confira abaixo as demais orientações previstas na Resolução:

a) O ofício em questão terá que ser assinado pelo chefe do poder executivo do município ou pessoa delegada com poderes específicos.

b) Os documentos deverão ser encaminhados à Fesporte que, após vistoriar as condições de infraestrutura do município candidato, serão remetidos pela mesma ao CED-SC até o dia 1º de outubro de cada ano.

c) De posse do parecer da Fesporte, o CED-SC escolherá a cidade-sede preferencialmente durante a realização anual dos Jasc. 

d) Caberá à Fesporte instruir os processos com os documentos necessários para análise do CED-SC e juntar pareceres analítico e conclusivo sobre a situação das sedes, opinando pela aprovação ou reprovação. 

e) Na hipótese da inexistência de postulantes à sedes nos prazos estabelecidos na Resolução, caberá à Fesporte tomar medidas de forma a viabilizar as sedes. Após a definição, ela terá 15 dias para dar conhecimento ao CED-SC que convocará, preliminarmente a comissão específica e posteriormente seu colegiado para deliberar sobre sua homologação. 

f) Os prazos para a desistência dos municípios sedes de eventos serão de, no mínimo, 120 dias antes da data de abertura da etapa estadual da respectiva competição. Sobre a desistência do Parajasc, o prazo de desistência será de 120 dias antes da abertura da etapa Estadual dos Jasc do ano anterior.

Texto: Júlio Castro (CED)

Publicado em Geral
Escrito por

Com o judô, São José fatura os dois primeiros troféus dos Jasc

Só deu São José no judô masculino e feminino  dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) encerrada nesta terça-feira, 16, na arena Multiuso em São José. E com isso o município da Grande Florianópolis conquistou os dois primeiros troféus de campeão de modalidade na etapa estadual da 60ª edição dos Jasc.

Entre os homens os josefenses ficaram em primeiro lugar ao somar 68 pontos nos três dias de competições. Itajaí ficou em segundo, com 59, e Tubarão fechou o pódio em terceiro lugar com 42 pontos.

Já entre as mulheres São José somou 103 pontos, seguido de Chapecó, em segundo, com 49, e Videira, em terceiro lugar com 42 pontos.  É o sexto título consecutivo das judocas de São José, mas, segundo o treinador delas, Fábio Moreira Maciel, as conquistas foram ‘suadas’.

“Conquistar pela sexta vez o troféu de campeão no judô feminino é algo histórico para São José. Só tenho agradecer a Fundação de Esporte, a prefeitura de São José, aos atletas e a todos os professores. No masculino há seis anos que tentávamos o título e sempre éramos vice e este ano conseguimos o tão almejado título”, comemorou Fábio Maciel.

 Açorito, o mascote oficial dos Jasc 2021 foi apresentado na cerimônia de premiação (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Na cerimônia de premiação foi apresentado o mascote oficial dos Jasc, o Açorito, que representa o gavião Açor, da região dos açores (Portugal), simbolizando os açorianos colonizadores de São José. O mascote foi escolhido por votação popular dos josefenses.

Os Jogos Abertos prosseguem a partir de quinta e sexta-feira (18 e 19) – com as disputas da natação no Clube 12 de Agosto, em Florianópolis – e finalizam dia 28, quando será conhecido o município campeão geral dos Jasc.

Clique aqui e confira o cronograma de realização das modalidades

Além do que será disputado em São José, oito modalidades terão como sedes outros municípios. É o caso do atletismo, bocha e bolão 16 e 23, que serão em Timbó; a natação e tênis em Florianópolis; o tiro em Governador Celso Ramos e Blumenau e uma prova de ciclismo, em Brusque.

Cerimônia de abertura

O ginásio da Arena Multiuso será o palco da cerimônia de abertura, dia 20, com início às 19 horas, tendo como tema artístico abordando a história, a cultura, a arte e o povo de São José.

Para a edição 2021 dos Jasc, 7.500 atletas se inscreveram para as competições classificatórias desde as etapas microrregionais, passando por nove etapas regionais até chegar à etapa estadual. Em São José, brigarão por medalhas 3.500 atletas de 176 municípios.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São José e demais municípios que serão sedes de modalidades específicas.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Falece em Chapecó o professor Amauri Giordan

O Professor de Educação Física da Escola Estadual Lourdes Lago Amauri Giordan faleceu na tarde desta quinta-feira (27), vítima de complicações da Covid-19. Amauri estava internado no Hospital Regional do Oeste (HRO) desde 21 de agosto e tinha 41 anos. Ele deixa dois filhos.

Professor Fortaleza, ou “Ferro” como era conhecido, coordenou por muitos anos o projeto de futebol feminino da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Angela Sarturi Lago, que por muitas vezes representou a cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.

Pela Escola, como técnico, foi campeão mundial escolar em 2018, em Israel, vencendo na final alunas da Turquia por 5 a 1. Pela Fesporte exerceu a função de Coordenador Esportivo da região de Chapecó entre 2019 e 2020. Entre os inúmeros títulos conquistados como treinador do futebol feminino consta o Brasileiro Escolar de Futebol de Campo. No futsal foi campeão dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Jogos Escolares da Juventude (Brasília) e campeão Brasileiro Escolar de Futsal (Natal).

Amauri foi Coordenador Esportivo da Fesporte na região de Chapecó entre 2019 e 2020 (Foto: Redes Sociais)

“O falecimento do Amauri é mais um duro golpe no esporte catarinense. Ele sempre foi um amante do nosso esporte. Doou com afinco seu tempo e talento para qualificar o futebol e futsal feminino do nosso estado. Sem dúvida deixa um legado para o nosso esporte”, destaca o presidente da Fesporte Kelvin Soares.

Aqui comemora o titulo de campeão brasileiro escolar como treinador do futsal da Escola Lurdes Lago (Foto: Antonio Prado)

Publicado em Geral
Escrito por

Etapa estadual dos Joguinhos prossegue nesta sexta-feira

No último final de semana, entre o dia 22 a 24, aconteceram as Etapas Regionais e a Estadual de vôlei de praia dos Joguinhos Abertos, e neste fim de semana uma nova etapa dos Joguinhos iniciará. Na sexta-feira, dia 29, dará-se início a etapa estadual de natação, que acontecerá em Indaial, até o dia 31 de outubro. 

 

A agenda de novembro também está agitada! Já no dia 1º, segunda-feira, acontece a etapa estadual de tênis de mesa, em Criciúma. Na sexta-feira, dia 5, outros jogos também têm início. São eles: atletismo, em Timbó; judô, em Videira; ginástica artística, em Blumenau; jiu jitsu e tênis de mesa, em Criciúma; e taekwondo, em Caçador. Finalizando o mês de novembro, entre o dia 12 ao 14, também acontecerá a estadual de ginástica rítmica, em Timbó.

 

Confira a programação:

29 a 31 de outubro: Natação - Indaial

1 a 3 de novembro: Tênis de mesa - Criciúma

4 a 7 de novembro: Taekwondo - Caçador

5 a 7 de novembro: Atletismo - Timbó

                               Judô - Videira

                               Ginástica Artística - Blumenau

                               Jiu Jitsu e Tênis - Criciúma

12 a 14 de novembro: Ginástica Rítmica - Timbó

 

A etapa estadual dos Joguinhos Abertos é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios sedes.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Kiyoshi, Ideraldo e Salézio serão troféus Jasc, Joguinhos e Olesc

O Governo do Estado, por meio da Fesporte, irá homenagear três grandes personalidades esportivas que faleceram recentemente. O Troféu de Campeão Geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) será intitulado Troféu “João Kiyoshi Otuki”.  O desportista e ex-árbitro de futsal Ideraldo Luiz Marcos, o Neco, dará nome ao Troféu de Campeão  da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Finalizando, o Troféu de Campeão Geral dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina receberá o nome de Salézio Kindermann. As denominações são homenagens póstumas aos esportistas, devido aos seus relevantes serviços prestados ao esporte catarinense.

João Kiyoshi Otuki

Kiyoshi foi o segundo presidente da Fesporte e dirigiu a entidade no período de 1993 a 1994. Nasceu em São Paulo, em 20 de julho de 1948. Era licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado na Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou sua carreira como atleta em 1962, representando o Colégio Estadual de Cambará, na modalidade de natação, nos primeiros Jogos Escolares do Paraná. 

Em 2002 recebeu a Comenda do Mérito Desportivo do Conselho Estadual de Esporte, tornando-se comendador do esporte de Santa Catarina, a maior honraria do setor esportivo. Em 2019, em Brusque, a Fesporte o homenageou na cerimônia do Acendimento do Fogo Simbólico dos Jasc pelos grandes serviços prestados ao esporte catarinense.

Entrou para a história dos Jasc como o atleta mais velho a disputar o torneio da natação. Foi em 2010, nos 50 anos da competição, em Brusque. João Kiyoshi, então com 62 anos, realizou um sonho de participar da competição como atleta. Nadou por Biguaçu, na prova dos 200 metros lado livre.

Em 12 anos como atleta máster da natação Kiyoshi conquistou mais de 500 medalhas e em 2018 foi considerado o melhor atleta brasileiro na sua categoria.

Ideraldo Luiz Marcos

O ex-árbitro de futsal, o joinvilense Ideraldo Luiz Marcos. Neco, como gostava de ser chamado pelos amigos mais íntimos, além de professor de educação física, foi um dos melhores árbitros de Santa Catarina e do Brasil.  Ideraldo deixa um legado de bons serviços prestados ao esporte do nosso estado e seu nome estará gravado na história do esporte catarinense.

Criado no bairro Itaum, Ideraldo Luiz Marcos despertou a paixão pelo esporte ainda na juventude. Formado em educação física, o garoto da Zona Sul teve a grande primeira oportunidade profissional como auxiliar técnico do JEC entre os anos 80 a 85.

Mas o sucesso mesmo veio nas quadras, com o apito na mão. Ideraldo Luiz Marcos apitou quatro finais seguidas da Liga Nacional de Futsal, em 1998, 99, 2000 e 2001. Neco tem outras marcas históricas na carreira. Foi árbitro do primeiro jogo da primeira edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 1988 e também apitou o primeiro Copão Kurt Meinert – competição de futebol amador de Joinville -, em 1977.

Salézio Kindermann

Dirigente esportivo atuando em Caçador com incontáveis ações em prol do esporte catarinense, dos quais o levaram a ser Comendador do Esporte de Santa Catarina, outorga concedida pelo Conselho Estadual de Esporte, a maior honraria do esporte catarinense, pelos grandes serviços prestados ao esporte do estado.

Salézio Kindermann era presidente e fundador do time de futebol feminino Avaí Kindermann e gestor do Nápoli,  equipes que integram a elite do futebol feminino no Brasil. Para Salézio o esporte era mais que gols, pontos, medalhas, troféus. Era a própria vida. Por isso seu nome está definitivamente marcado entre os grandes. 

Natural de Gravatal, litoral catarinense, Salézio chegou em Caçador 1965, na época com 21 anos. Em 1988, ele fundou o Hotel Kindermann, em Caçador. Também foi goleiro dos Falcões e integrou o Exército, em Tubarão.

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Governador encaminha Projeto de Lei Bolsa Atleta à Alesc

Governador Carlos Moisés encaminhou para a Assembleia Legislativa. nesta sexta-feira, 22/10, o projeto de lei que cria o programa Bolsa Atleta. Desenvolvido pela equipe técnica da Fesporte, em conjunto com as Secretarias da Fazenda, Educação e Casa Civil, deverá atender mais de 1000 atletas e paratletas catarinenses. O investimento previsto é de 8,4 milhões de reais/ano, em bolsas que variam de 350 a 1.500 reais.

A intenção é criar uma situação mais confortável para os atletas, especialmente em idade escolar, como uma contrapartida importante para subsídio das despesas esportivas, visando que o bom desempenho esportivo, aliado aos bons resultados nos estudos.

A Lei estabelece como público prioritário, os atletas e paratletas praticantes do esporte educacional, que comprovarem estar matriculados e cursando o sistema educacional público ou privado de ensino fundamental, médio ou superior e, com isso, além do incentivo à pratica desportiva, busca-se incentivar que os atletas mantenham-se regulares no ensino.

O Programa também beneficiará os atletas de alto rendimento com o objetivo de estimular a permanência do vínculo destes atletas com clubes e entidades catarinenses.

  Foram criadas sete categorias que poderão ser pleiteadas por atletas e paratletas.

Alguns requisitos, de preenchimento cumulativo, são colocados, todos no intuito de atender aos atletas e paratletas com destaque em competições e que, preferencialmente, estejam vinculados ao desporto escolar. Ainda estabelece que o atleta não pode estar cumprindo pena definitiva imposta pelos órgãos oficiais ou pela Justiça Desportiva, como forma de incentivar boas condutas.

Em duas situações específicas, o valor da Bolsa-Atleta terá um acréscimo de 20% (vinte por cento): No caso das modalidades do paradesporto em que são exigidos equipamentos esportivos específicos adaptados para a competição. Também para os atletas acima de 18 anos ou de alto rendimento que comprovarem estar matriculados e cursando o sistema educacional público ou privado de ensino fundamental, médio ou superior.

O atleta beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta de SC não será impedido de receber benefício similar no âmbito do Governo Federal ou Governos Municipais.

Publicado em Geral
Escrito por

Definidos os congressos das regionais dos Joguinhos Abertos

Na tarde desta sexta-feira, 15, a Gerência de Esporte de Rendimento divulgou a relação da data dos congressos técnicos das etapas regionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. 

Os encontros acontecerão na próxima segunda-feira, 18. Serão feitos de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, no período matutino e vespertino, com horários programados para cada região catarinense. 

 

Confira a tabela de horários e os links:

 

Período Matutino

10:00 - Região Extremo Oeste - Itapiranga

10:30 - Região Oeste - Chapecó

11:00 - Região Meio Oeste - Xaxim

11:30 - Região Centro - Videira

 

Clique aqui para conseguir o link da reunião!

 

Período Vespertino

14:00 - Região Planalto Vale - Rio do Sul

14:30 - Região Norte - Jaraguá do Sul

15:00 - Região Leste Norte - Ibirama

15:30 - Região Sul - São José

16:00 - Região Extremo Sul - Criciúma

 

Clique aqui para conseguir o link da reunião!

 

Publicado em Geral

Ciclismo e xadrez iniciam os Joguinhos Abertos 2021

Nesta sexta-feira, dia 8, o ciclismo e o xadrez darão início a edição de 2021 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. As competições de ciclismo acontecerão em Videira (XCO e BMX) e em Iomerê (contra relógio individual e estrada), já o xadrez será em Timbó.

 

 

O ciclismo estreia com o XCO, no dia 08, às 15h, no Parque da Uva, em Videira. No mesmo local, no sábado, dia 09, acontecerá a prova de BMX, os treinos serão às 9h, e as competições serão em seguida, às 10h. Também no sábado, ocorrerá a etapa de contra relógio individual (circuito de 4km), na Rua Ademar Mendes, em Iomerê.

 

Para finalizar o ciclismo, no domingo, dia 10, será realizada a etapa estrada, igualmente em Iomerê.

 

 

O xadrez estreia na sexta-feira, dia 08, com duas competições, blitz e rápido, às 14 e 16 horas, respectivamente. Ambas as competições terão o total de 5 rodadas. No dia seguinte, dia 09, terá início a rodada standard, que irá começar às 09 horas, e terá rodadas seguintes às 14 e 19 horas. No domingo, dia 10, as rodadas de standard continuarão às 09 e 14 horas. 

 

Para finalizar a competição de xadrez, às 17:30 será realizado as premiações e o encerramento. Todas as provas acontecerão no Centro de Convivência do Idoso - Jardim Botânico, em Timbó.

 

Confira as datas dos jogos em nosso calendário!

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte e FCDU assinam convênio para os Jub’s

O presidente da Fesporte, Kelvin Soares, assinou na tarde desta terça-feira(5/10),  um convênio que garante a participação da delegação catarinense na fase final do Jogos Universitários Brasileiros (Jub’s). 

O convênio, no valor de R$ 99.260,00, foi assinado com a presença do dirigente Manoel Obdulio Rebelo, Presidente da Fundação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). Os Jub’s irão acontecer entre os dias 10 e 18 de outubro na cidade de Brasília. A competição terá 25 modalidades e reunirá os principais atletas universitários do país.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte repassa R$ 100 mil para ginásio em Paulo Lopes

O prefeito de Paulo Lopes, Nadir Carlos Rodrigues, esteve na tarde desta segunda-feira, 4, com presidente da Fesporte, Kelvin Soares, na sede da entidade, em Florianópolis. Veio para assinar um convênio no valor de R$ 100 mil para a construção de um piso modular da quadra do ginásio poliesportivo Ademar Rodrigues.

“Recebemos o recurso bancário na ordem de R$ 1,6 milhão para a construção do ginásio, mas no final vimos que o valor seria insuficiente para a instalação de um piso modular e com este recurso que estamos conseguindo do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte,  será essencial para a construção do piso, que beneficiará toda uma comunidade”, destacou o prefeito Rodrigues. Ele informou que até o final do ano as obras devam estar concluídas.

Kelvin Soares, por sua vez, destacou que estava feliz de como gestor, estar proporcionando este momento de apoio ao setor esportivo de Paulo Lopes, já que os municípios são os parceiros da Fesporte no desenvolvimento esportivo de Santa Catarina. 

“Este repasse faz parte da política de investimento em infraestrutura  para os municípios catarinenses adotada pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte. Esta é a primeira assinatura de convênio entre 98 já programados para serem assinados com outros municípios nos meses seguintes”, enfatizou o presidende da Fesporte.

Acompanharam o prefeito o vereador Fabrício ‘Sapinho’ e a secretária de esporte e lazer de Paulo Lopes Renata Martins.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Pres. da Fesporte visita estrutura esportiva de N. Trento

O Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, esteve nesta quinta-feira, 30, em Nova Trento, conhecendo a estrutura esportiva do município. Ele foi recebido pelo prefeito Tiago Dalsasso e por gestores esportivos do município. 

Também aproveitou para conhecer o projeto de voleibol comandado por Vandelina Tomasoni, a Vandeca, onde foi revelada a atleta Rosamaria, medalhista de prata em Tóquio. "Sei o quanto o esporte transforma e faz a diferença na vida destes jovens, tenho um exemplo em casa", comentou Kelvin, que é pai da levantadora da seleção brasileira de voleibol Sub 18, Heloíse Soares.

 Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, no gabinete do prefeito Tiago Dalsasso (camisa cinza) - Foto: arquivo pessoal

Publicado em Geral
Escrito por

Programação do ciclismo da Olesc

Vai começar! 

Atenção ciclistas e técnicos, confira a programação da etapa de ciclismo da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que irá iniciar no dia 1º de outubro, nos municípios de Videira e Iomerê:

 

01/10/2021 (sexta-feira) - Congresso Técnico

Local: a definir

Horário: 10:00

 

01/10/2021 (sexta-feira) - XCO

Local: Pista Parque da Uva - Videira

Horário: 14:00 - Team relay

              15:00 - XCO - masculino/feminino

 

02/10/2021 (sábado) - BMX

Local: Pista de BMX, Parque da Uva - Videira

Horário: 09:00 - Treinos

             10:00 - Competições

 

03/10/2021 (domingo) - Estrada

Local: Rua Ademar Mendes - Iomerê

Horário: 09:00 - Masculino/feminino

 

OBS: Horários sujeitos a alterações 

 

Pagina 1 de 63